Governo do Rio de Janeiro confirma 66 mortes após temporal em Petrópolis
O governador Cláudio Castro convocou uma coletiva de imprensa para às 16h para falar sobre a tragédia
(Foto: Divulgação/Governo do Rio de Janeiro)
A Defesa Civil do estado do Rio de Janeiro informou na tarde desta quarta-feira (16) que o número de mortos pelas chuvas na cidade de Petrópolis já chegou a 67.
O governador Cláudio Castro convocou uma coletiva de imprensa para às 16h para falar sobre a tragédia. Ele acompanha a situação e o trabalho das equipes do Corpo de Bombeiros na área em que ocorreram desabamentos, alagamentos e deslizamentos de terra.
“É uma situação quase que de guerra. Toda a nossa equipe está mobilizada: Corpo de Bombeiros, secretarias e demais órgãos do estado. Atuamos no resgate e salvamento de vítimas, desobstruindo estradas, atendendo pessoas que perderam seus bens, com medicamentos e remoções, entre outras ações”, declarou o governador Cláudio Castro, no Morro da Oficina, local onde houve desabamento com muitas vítimas.
O governo do estado informou, ainda, que ao menos 21 pessoas foram resgatadas com vida no local da tragédia.
Além disso, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras está mobilizada com maquinário na cidade: são 20 caminhões, 20 retroescavadeiras, 10 escavadeiras hidráulicas, 5 caminhões vacoll e 10 carros pipas.
Mais de 180 pessoas que moram em áreas de risco foram acolhidas, de acordo com a gestão estadual. As famílias estão em estruturas que funcionam escolas.
Equipes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos trabalham no cadastramento das famílias desalojadas e desabrigadas. O Núcleo de Assistência ao Cidadão (NAC) viabiliza documentação para a população que perdeu seus bens.
Batalhões da Polícia Militar funcionam como pontos de recolhimento de donativos para as vítimas da chuva em todo o estado. Água mineral e itens de higiene pessoal são necessários neste momento.
A Defesa Civil informou que ainda há previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento no município. O órgão reforça que a cidade segue em Estágio Operacional de Crise e orienta que a população fique atenta aos informes e alertas que podem ser atualizados a qualquer momento. Em caso de emergência as pessoas devem ligar para o 199.
Veja também!
>>> Número de mortes causadas pelas chuvas em Petrópolis sobe para 35
>>> Presidente Vladimir Putin diz não querer guerra
>>> Covid-19: Fiocruz aprova primeiro lote de vacina 100% brasileira
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube