RedeTVi - Notícias | Cidades

Governo do Piauí decreta situação de emergência

Cidades do sul do estado estão ameaçadas devido às cheias dos rios Parnaíba e Uruçuí Preto

(Foto: Reprodução)

Nesta segunda-feira (27), o Governo do Piauí decretou situação de emergência em 12 municípios do Território de Desenvolvimento Tabuleiros do Alto Parnaíba, na região dos Cerrados, ameaçados pelas cheias dos rios Parnaíba e Uruçuí Preto. 

Os níveis dos rios aumentaram após as fortes chuvas dos últimos dias, provocando rompimento da PI-247, rodovia que liga as cidades de Uruçuí e Ribeiro Gonçalves. “Fizemos contato com o Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) e com o DNIT para que tenhamos condições de deslocamento de uma ponte móvel para tirar do isolamento veículos de carga e automóveis que estão na pista. Enquanto isso, engenheiros do DER avaliam medidas definitivas para retomar a trafegabilidade na PI-247”, disse o governador Wellington Dias.

O decreto publicado no Diário Oficial na tarde desta segunda tem vigência por 90 dias e contempla as seguintes cidades: Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínea, Canavieira, Guadalupe, Jerumenha, Landri Sales, Marcos Parente, Porto Alegre do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Sebastião Leal e Uruçuí. O documento autoriza a mobilização de órgãos estaduais com a coordenação da Secretaria Estadual de Defesa Civil. Até o momento, não há vítimas em decorrência das cheias do Rio Parnaíba. Em Uruçuí, 12 famílias estão desalojadas e ao menos três casas desmoronaram devido às chuvas.

Veja também!

>>> Covid-19: ministério abre consulta pública sobre vacinação de crianças

>>> Ômicron: 3ª dose da AstraZeneca aumenta em 2,7 vezes os anticorpos

>>> Prefeitura de São Paulo reinicia vacinação contra gripe nesta sexta (24)

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube