Fluxo diário de doadores de sangue caiu 90%, diz hospital
Eram cerca de 40 doadores que o Hospital Geral de Guarulhos recebia por dia antes da pandemia, agora são quatro
(Foto: Divulgação/HGG)
A pandemia do novo coronavírus está afetando os estoques de sangue em diversos hospitais pelo Brasil. No Hospital Geral de Guarulhos (HGG), localizado na Grande São Paulo, o número de doadores caiu 90% após a chegada da Covid-19 no Brasil.
Eram cerca de 40 pessoas que iam doar sangue diariamente no HGG, agora a média diária é de quatro, segundo o hospital. Essa queda fez com que o estoque ficasse praticamente zerado e a situação preocupa.
Para aumentar o estoque e incentivar a população para doar sangue, o hospital adotou medidas como um maior distanciamento entre as cadeiras de coleta e atenção redobrada na triagem clínica dos doadores. “Medidas já existentes também foram reforçadas, como por exemplo a triagem clínica com entrevista confidencial, medição da temperatura e avaliação de sintomas de gripe ou resfriados. Importante ressaltar que todo o processo de doação é rápido, demorando em torno de 50 minutos”, afirmou Cárlei Godinho, Coordenadora do Posto de Coleta de Sangue do HGG.
O RedeTV News já mostrou que essa é uma procupação em vários locais. Em São Paulo, o agendamento online é uma das medidas para evitar aglomeração e incentivar a doação nos hemocentros. Assista:
Veja também!
>>> Inscrições para o Enem seguem abertas até quarta-feira (27)
>>> Em sessão cerimônia virtual, Barroso toma posse como presidente do TSE
>>> Técnico Vadão morre aos 63 anos de câncer
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube