Estado de São Paulo declara luto por morte de Gugu Liberato
Apresentador será velado na assembleia legislativa de SP
João Doria, governador de São Paulo, anunciou neste sábado (23) luto oficial de três dias em homenagem à morte do apresentador e empresário Antônio Augusto de Moraes Liberato, o Gugu Liberato, vítima de um acidente doméstico na quarta-feira (20) que resultou na sua morte. Os órgãos do apresentador, que faleceu após cair de uma altura de 4 metros em sua residência nos Estados Unidos, serão doados para pessoas em filas de transplante. A doação foi autorizada pela família e comunicada por meio de nota.
“Atendendo a uma vontade dele, a família autorizou a doação de todos os órgãos. Gugu sempre refletiu sobre os verdadeiros valores da vida e o quão frágil ela se revela. Sua partido nos deixa sem chão, mas reforça nossa certeza de que ele viveu plenamente”, declarou a assessoria de imprensa do apresentador.
De acordo com a nota divulgada pela assessoria do apresentador, Gugu sofreu uma queda acidental de uma altura de cerca de quatro metros quando fazia um reparo no ar condicionado instalado no sótão. Ele foi prontamente socorrido pela equipe de resgate e admitido no Orlando Health Medical Center, onde permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva, acompanhado pela equipe médica local.
Na admissão, o apresentador deu entrada em escala Glasgow de 3 e os exames iniciais constataram sangramento intracraniano. Em virtude da gravidade neurológica, não foi indicado qualquer procedimento cirúrgico. Durante o período de observação foi constatada a ausência de atividade cerebral.
A morte encefálica foi confirmada pelo Prof. Dr. Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família, que após ver as imagens dos exames em detalhes, confirmou a irreversibilidade do quadro clínico diante de sua mãe Maria do Céu, dos irmãos Amandio Augusto e Aparecida Liberato, e da mãe de seus filhos, Rose Miriam Di Matteo.
Boato de morte
Ainda na noite de quinta, vários rumores sobre a suposta morte do apresentador começaram a circular nas redes sociais. A assessoria divulgou nota para negar que ele tivesse falecido e ressaltou que aguardava a divulgação de um novo boletim médico, que seria liberado primeiramente à família do apresentador.
Família tinha esperanças
Amiga do apresentador, a jornalista e escritora Letícia Dornelles afirmou que a família do apresentador se mantinha "esperançosa, mas com os pés no chão" em relação à recuperação dele.
"Ele está vivo e em observação por 48 horas. Eu não posso ir nesse momento. Só posso orar muito pelo bem dele, que é uma pessoa muito boa, bom filho, bom pai e bom amigo", disse ela em entrevista à Quem.
A esposa de Gugu, a médica Rose Miriam, e os filhos já estavam nos EUA. A mãe do apresentador, Maria do Céu Moraes, e o diretor Homero Salles, que é amigo de Gugu, viajaram para o país e chegaram no fim da tarde de quinta para acompanhar a internação de perto.
Sucesso durante anos nas noites de sábado e nas tardes de domingo, Gugu atualmente estava à frente do reality musical "Canta Comigo 2", cuja final está marcada para o dia 4 de dezembro, além de liderar os programas "Família Record" e "Power Couple".
Vida e trajetória na TV
Gugu Liberato no "Domingo Legal", no SBT (Foto: Divulgação)
Filho de portugueses, Gugu Liberato nasceu em São Paulo em 10 de abril de 1959 e, antes de iniciar a carreira televisiva, chegou a começar o curso de Odontologia.
Chamado por Silvio Santos para ser apresentador no SBT, Gugu inicialmente assumiu programa "Sessão Premiada", em 1981. No ano seguinte, ele passou a comandar as noites de sábado na emissora à frente do "Viva a Noite", que o consagrou no posto de comunicador.
Nesse meio tempo, o apresentador chegou a deixar a emissora do Dono do Baú pela Globo, mas acabou voltando para ao SBT com mais espaço e salário maior.
Em 1993, Gugu ganhou o "Domingo Legal", grande sucesso da década de 1990 nas tardes do SBT - e também concorrente direto do "Domingão do Faustão", de Fausto Silva.
Em 2009, o apresentador deixou o SBT rumo a RecordTV, ainda chamada de Rede Record. Lá, o comunicador estreou um programa nos moldes do dominical do SBT, mas agora chamado "Programa do Gugu".
Confira a nota divulgada pela assessoria do apresentador
Este é um momento que jamais imaginamos viver. Com profunda tristeza, familiares comunicam o falecimento do pai, irmão, filho, amigo, empresário, jornalista e apresentador Antônio Augusto Moraes Liberato (Gugu Liberato), aos 60 anos, em Orlando, Florida, Estados Unidos.
Nosso Gugu sempre viveu de maneira simples e alegre, cercado por seus familiares e extremamente dedicado aos filhos. E assim foi até o final da vida, ocorrida após um acidente caseiro.
Ele sofreu uma queda acidental de uma altura de cerca de quatro metros quando fazia um reparo no ar condicionado instalado no sótão. Foi prontamente socorrido pela equipe de resgate e admitido no Orlando Health Medical Center, onde permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva, acompanhado pela equipe médica local.
Na admissão deu entrada em escala de *Glasgow de 3 e os exames iniciais constataram sangramento intracraniano. Em virtude da gravidade neurológica, não foi indicado qualquer procedimento cirúrgico. Durante o período de observação foi constatada a ausência de atividade cerebral. A morte encefálica foi confirmada pelo Prof. Dr. Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família, que após ver as imagens dos exames em detalhes, confirmou a irreversibilidade do quadro clínico diante de sua mãe Maria do Céu, dos irmãos Amandio Augusto e Aparecida Liberato, e da mãe de seus filhos, Rose Miriam Di Matteo.
Ainda não temos detalhes sobre o traslado para o Brasil. Informações sobre velório e sepultamento serão passadas assim que tudo estiver definido.
Ele deixa três filhos, João Augusto de 18 anos e as gêmeas Marina e Sophia de 15 anos.
Atendendo a uma vontade dele, a família autorizou a doação de todos os órgãos.
Gugu sempre refletiu sobre os verdadeiros valores da vida e o quão frágil ela se revela. Sua partida nos deixa sem chão, mas reforça nossa certeza de que ele viveu plenamente. Fica a saudade, ficam as lembranças - que são muitas - e a certeza que Deus recebe agora um filho querido, e o céu ganha uma estrela que emana luz e paz.
Familiares e funcionários
São Paulo, 22 de novembro de 2019
* Escala Glasgow de 3 - usada para medir a consciência e a evolução das lesões cerebrais em um paciente.
>>> Cármen Lúcia manda TRF-4 soltar presos condenados em 2ª instância
>>> Laudo aponta cocaína em bebida ingerida por moradores de rua mortos em Barueri (SP)
>>> Bolsonaro reitera apoio a excludente de ilicitude em operações
Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!