Em meio ao surto de coronavírus, jovem denuncia preconceito no metrô do RJ
A estudante de direito filmou uma senhora a chamando de "chinesa porca"
(Foto: Reprodução/Facebook)
Uma estudante de direito denunciou nas redes sociais um episódio de racismo sofrido na última sexta-feira (31) no metrô do Rio de Janeiro. Marie Okabayashi, de 23 anos, filmou uma senhora a chamando de "chinesa porca" e que ela teria espalhado "doença para todos nós", tentando relacionar o fato dela ter ascendência asiática com o surto global do coronavírus. A jovem afirmou no Twitter que sequer tem algum grau de parentesco com chineses, "meu pai descende de negros e brancos, minha mãe de amarelos (japoneses, e só)".
Veja o vídeo:
A jovem escreveu que a senhora começou a proferir as ofensas logo que a notou e que conseguiu filmar um pequeno pedaço do ocorrido. Ela diz que a idosa teria falado ainda que atravessaria a rua quando via um chinês, não compraria um refrigerante fechado "desse povo" e que eles teriam invadido o Brasil para roubar empregos e espalhar doenças. Ela ainda teria dito que “os negros não são sujos porque foram escravizados“.
Marie também compartilhou a história pelo Facebook e recebeu apoio da web. "Sinto muito pela situação ocorrida no metrô! Muita gente precisa reaprender o conceito de ser-humano", escrevou um. "Minha solidariedade, estou contigo, santa ignorância desse ser...vergonha alheia. Você é maravilhosa.", comentou outra.
O caso evidênciou a crescente do preconceito que pessoas com descendência asiática estão sofrendo com o surto global do coronavírus, que já matou mais de 400 pessoas e infectou mais de 20 mil. No Brasil, 14 pacientes são monitorados por suspeita de terem sido infectados, mas nenhum caso foi confirmado.
Uma campanha na web está lutando contra a discriminação, a hashtag #JeNeSuisPasUnVirus (#EuNãoSouUmVírus) foi criada por franceses que descendem de asiáticos e corre pelo mundo.
Veja também!
>>> Chega a 425 o número de mortos em decorrência do novo coronavírus
>>> Fux marca para março duas audiências públicas sobre juiz de garantias
>>> Turismo vai movimentar R$ 8 bilhões no carnaval 2020, estima CNC
Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!