Doria anuncia Grande SP e mais cinco regiões na fase verde no plano de flexibilização
Na capital paulista, a fase libera a volta de cinemas e teatros
(Foto: Divulgação/Governo de SP)
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou em entrevista coletiva nesta sexta-feira (9) que a capital paulista e mais cinco regiões do estado passaram para a fase verde do Plano São Paulo. A flexibilização das medidas restritivas impostas por conta da pandemia do novo coronavírus acompanha uma melhora nos índices que avaliam a covid-19 no estado.
Além da capital, as regiões que foram aprovadas para avançarem no plano de flebilização são: Sorocaba, Piracicaba, Campinas, Taubaté e Baixada Santista. A região de Barretos, que estava anteriormente na fase amarela, foi a única que retrocedeu e retornou à laranja do Plano SP.
A nova classificação passa a valer a partir deste sábado (10) e permanecerá até o dia 16 de novembro, quando haverá nova atualização do plano.
Com a nova medida de retomada gradual das atividades econômicas, podem ser realizados eventos, convenções e atividades culturais com público em pé, desde que aconteça uma estabilidade de 28 dias na fase verde. Na fase verde, o horário de funcionamento dos estabelecimentos também será estendido para 12 horas. Contudo, as prefeituras locais têm autonomia para adotar medidas mais restritivas, caso seja necessário.
O governo comunicou também que as regiões que permanecem na fase amarelo poderão estender de 8h para 10 horas o funcionamentos dos estabelecimentos comerciais, incluindo comércios de rua, shoppings, academias e prestadores de serviços.
Na capital paulista, além do funcionamento de teatros e cinemas, também serão liberados eventos para até 600 pessoas como seminários, palestras e feiras. Festas, contudo, continuam sendo proibidas.
"A partir de amanhã, portanto, uma nova classificação da cidade para a fase verde. Nós temos não apenas as alterações nos horários e nas limitações em relação as atividades que já estão liberadas, mas também o retorno das atividades do setor cultural. Outras atividades que possam ser liberadas na fase verde, somente daqui a duas semanas. A vigilância sanitária do município orientou que agora a gente aguarde a evolução da pandemia na cidade por conta dessas autorizações das atividades já permitidas e também do setor cultural que volta a funcionar a parti de manhã dentro dos protocolos e restrições já assinados com a prefeitura de São Paulo", afirmou o prefeito de São Paulo, Bruno Covas.
Veja também!
>>> Guedes defende inclusão de orçamento de guerra no pacto federativo
>>> "Nós temos um compromisso com o combate à corrupção", diz Bolsonaro
>>> Trump diz que não participará de debate virtual com Biden
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube