Datafolha: maioria aprova quarentena e tem medo do novo coronavírus
Brasileiros consideram-se informados sobre Covid-19
Pesquisa Datafolha apontou que 73% são favoráveis à quarentena como medida para combater o avanço do novo coronavírus no Brasil. A iniciativa é rejeitada por 24% e outros 2% declararam ser indiferentes.
A proibição de viagens internacionais foi considerada correta por 94% dos entrevistados, enquanto 92% aprovaram o fechamento de fronteiras. O mesmo percentual aprovou a suspensão das aulas mas escolas e faculdades.
Outros 91% concordaram que a interrupção dos campeonatos de futebol foi a decisão mais acertada neste momento. O ponto de maior divisão é o fechamento do comércio: 46% são a favor, 33% são contra, e 21% são parcialmente favoráveis.
Quando à suspenção de celebrações religiosas, 82% acreditam que a medida é necessária. Sobre o fechamento de bares e restaurantes, 86% dos entrevistados disseram apoiar a ação, embora apenas 76% concordem com a proibição de reuniões em casa.
Os brasileiros consideram-se informados sobre o novo coronavírus: 99% disseram ter muito conhecimento sobre o tema, 72% sabem o suficiente, 24% declararam estar medianamente informados, e 3% se acham desinformados. O vírus causa medo em 74%. Destes, 36% têm muito temor de serem infectados, e 38%, um pouco. Os homens são menos preocupados: 35%. Entre as mulheres, por sua vez, o índice chegou a 44%.
Foram ouvidas 1.558 pessoas entre quarta (18) e sexta-feira (20), por telefone. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.
Veja também!
>>> Bolsonaro diz que Brasil testará cloroquina contra o coronavírus
>>> Coronavírus: João Doria decreta quarentena de 15 dias no estado de SP
>>> Itália tem recorde de quase 800 mortes pelo coronavírus em um único dia
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube