Datafolha divulga dados da percepção dos cariocas diante da intervenção federal no RJ
Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro (Imagem: Divulgação RedeTV!)
O Instituto Datafolha divulgou, neste domingo (25), números que mostram a percepção dos cariocas diante da intervenção federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro. O centro de pesquisas traçou, ainda, um comparativo entre o que pensavam os cariocas antes e depois dos assassinatos da vereadora Marielle Franco, do PSOL, e de seu motorista, Anderson Gomes, ocorridos no último dia 14.
De acordo com o instituto de pesquisas do Grupo Folha, os dados obtidos nos dias 20, 21 e 22 de março mostram que 76% dos moradores do Rio de Janeiro são favoráveis à intervenção federal. Em pesquisa realizada nos dias 8 e 9 de março, esse número era de 79%. As pessoas contrárias à intervenção eram 17% e agora somam 20%. Os indiferentes eram 3% na primeira pesquisa e o número se manteve o mesmo na recém-divulgada. Já os que não sabem ou não quiseram opinar representam 2% e correspondiam a 0% na parcial anterior.
O Datafolha questionou, também, se os moradores do Rio acreditam que a segurança na cidade melhorará assim que a intervenção acabar. Essa pergunta não havia sido feita na pesquisa anterior. Para 52%, a resposta foi sim, a segurança será melhor. Outros 36% disseram acreditar que tudo continuará igual. Para 8%, a segurança piorará e 4% não souberam ou não quiseram opinar.
Outros números relevantes levantados pelo Datafolha indicam que, para 71% dos moradores do Rio de Janeiro, a presença do Exército não fez nenhuma diferença no combate à violência na cidade. Outros 21% disseram acreditar que, com as Forças-Armadas, a cidade ficou mais segura. Para 6%, entretanto, a segurança piorou.