Crianças recebem dose errada da vacina contra covid-19 em Pernambuco
Uma criança foi internada com febre persistente após a imunização
(Foto: Agência Brasil)
No último dia 5, em Afogados da Ingazeira, sertão de Pernambuco, 41 crianças receberam a vacina contra a covid-19 errada.
De acordo com indicação do Ministério da Saúde, o público infantil, com idade entre 6 e 11 anos deve ser imunizado com a dose pediátrica do imunizante Pfizer, entretanto, no município pernambucano uma profissional da saúde aplicou doses da Janssen.
Em comunicado enviado ao Portal da RedeTV!, o secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim, informou que o ocorrido foi um caso isolado no município, e que entraram em contato com o Ministério da Saúde logo após a falha. “Mediante a situação, solicitamos esclarecimentos ao Ministério da Saúde e a superintendência de imunização do estado, onde recebemos as orientações de que podíamos tranquilizar os familiares," afirmou Amorim.
A equipe de saúde da cidade está monitorando as crianças imunizadas,contudo, de acordo com o secretário, a fase aguda de reação já passou. Entre os casos, apenas uma criança foi internada com febre persistente, mas já recebeu alta. A prefeitura declarou que infectologistas garantiram que não haverá problemas de saúde nos que receberam a dose errada.
O secretário de Saúde ainda informou que as crianças que foram vacinadas com a primeira dose de Janssen devem tomar após 60 dias a dose da Pfizer pediátrica. Segundo ele, as crianças que foram imunizadas com a segunda dose da Janssen podem considerar o esquema vacinal completo.
Confira o comunicado do secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim:
Veja também!
>>> Eleições na França: projeções iniciais apontam que Macron disputará segundo turno contra Le Pen
>>> RedeTV! realizará debates eleitorais multiplataforma
>>> Mais de 1,2 mil corpos são encontrados na região de Kiev
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube