RedeTVi - Notícias | Cidades

Chuvas deixam diversos mortos em Petrópolis, RJ

Buscas por sobreviventes aconteceu ao longo da madrugada desta quarta-feira (16); Corpo de Bombeiros ainda não sabe quantos estão desaparecidos

(Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros do RJ)

As chuvas em Petrópolis, na região serrana fluminense, deixaram 55 mortos até o momento, segundo informações da Defesa Civil municipal e Prefeitura. O Corpo de Bombeiros mantém buscas nos locais onde houve deslizamentos de terra e ainda não há como estimar quantos estão desaparecidos. O Instituto Médico Legal (IML), da Polícia Civil, está trabalhando na identificação dos corpos.

Um dos locais mais afetados foi o morro da Oficina, no Alto da Serra, onde grande deslizamento de terra atingiu várias moradias. Segundo a Prefeitura de Petrópolis, estima-se que 80 casas tenham sido afetadas no local, que fica próximo à Rua Tereza, conhecida área comercial do município perto do centro histórico.

Mais de 300 pessoas tiveram que sair de suas residências. Além disso, 25 escolas estão abertas para receber desabrigados. A prefeitura decretou estado de calamidade pública e luto oficial de três dias.

Os bombeiros estão atuando em mais de 40 pontos da cidade, em ações de resgate e salvamento. O governador fluminense, Cláudio Castro, afirmou que pelo menos 16 pessoas foram resgatadas com vida. O governador cancelou a agenda desta quarta-feira e está em Petrópolis. De acordo com ele, o cenário é “quase de guerra”.

A cidade está em alerta máximo e funciona em estágio operacional de crise. Petrópolis deve esperar mais pancadas de chuva nesta quarta-feira (16), segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Por meio de nota, o prefeito Rubens Bomtempo disse que o número de vítimas pode ser maior. “Vivemos um momento de grande tristeza com o número de vítimas fatais que ainda pode aumentar e a quantidade de ocorrências que impactam drasticamente a nossa cidade. Unimos todos os nossos esforços e contamos com o suporte do Estado para o atendimento ágil às vítimas e recuperação da cidade”.

Entre as localidades em que houve registros de maior gravidade estão a 24 de Maio, Morro da Oficina, Caxambu, Sargento Boening, Moinho Preto, Rua Uruguai, Rua Washington Luiz, Coronel Veiga, Vila Militar, Vila Felipe, Avenida Portugal e Rua Honorato Pereira.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, disse em postagens no Twitter na noite desta terça-feira (15) que recebeu orientações do presidente Jair Bolsonaro para prestar socorro ao municipio, devido as consequências causadas pelas fortes chuvas. 

“Esse é o momento de prestar socorro e apoiar as forças estaduais e municipais na remoção das pessoas das áreas de risco, bem como de oferecer todo o suporte aos desabrigados. O PR @jairbolsonaro nos determinou mobilização em benefício das pessoas,”, escreveu Marinho.

Vídeos divulgados nas redes sociais registraram a destruição causada pelas chuvas. Algumas imagens mostram a correnteza nas ruas da cidade.

Veja também!

>>> Número de mortes causadas pelas chuvas em Petrópolis sobe para 35

>>> Presidente Vladimir Putin diz não querer guerra

>>> Covid-19: Fiocruz aprova primeiro lote de vacina 100% brasileira

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube