RedeTVi - Notícias | Cidades

Cão dos bombeiros que atuou em Brumadinho e Mariana morre em MG

Thor era da raça border collie e tinha 5 anos e 2 meses. De acordo com os bombeiros, ele era considerado referência nacional em localização de pessoas


Cão dos bombeiros de MG que atuou em Brumadinho e Mariana morre por problemas de saúde — (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

O cão Thor, considerado um dos melhores em buscas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, morreu devido a diversos problemas de saúde no último sábado (26). Entre as diversas missões, segundo a corporação, o animal atuou em buscas após o rompimento da barragem em 2015, na cidade de Mariana, no centro de Minas Gerais; e em Brumadinho, na Região Metropolitana, em janeiro deste ano.

O cão, da raça border collie, tinha 5 anos e 2 meses. Segundo os bombeiros, a causa da morte consta como septicemia relacionada a um quadro de pancreatite. Além disso, Thor tinha diagnóstico de leishmaniose, doença provocada por parasita. O intestino delgado do animal foi rompido pela presença do corpo estranho e hemorragia, conforme os bombeiros.

"Graças à atuação dele, inúmeras famílias puderam ter seus entes queridos localizados e velados. Thor era considerado uma referência nacional na localização de pessoas desaparecidas", diz nota de pesar dos Bombeiros, publicada nesta segunda-feira (28). 

"Thor estava recebendo tratamento médico veterinário desde o início do aparecimento dos sintomas, mas devido à rápida evolução do quadro, não resistiu e teve seu óbito atestado no sábado", afirma o comunicado. A corporação diz ainda que está "consternada e enlutecida pela perda desse integrante que nunca foi considerado como apenas um cão e sim como um Bombeiro Militar que verdadeiramente era".


Cão Thor morreu por diversos problemas de saúde — (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Thor era lotado no canil do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD). Além das tragédias em Mariana e Brumadinho, o cão esteve presente em outras ocorrências, tais como o desaparecimento do esportista francês Gilbert Eric Welterlin e o desabamento de edificações no bairro Mantiqueira, em Belo Horizonte. 

O corpo de Thor será cremado em cerimônia fechada, de acordo com a corporação.

Veja também!

>>> Câmara pode votar projeto que amplia porte de armas de fogo no país

>>> Dólar fecha abaixo de R$ 4 pela primeira vez em mais de dois meses

>>> Bruno Covas é diagnosticado com câncer e passará por quimioterapia

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!