Brigas em aviões crescem no Brasil e Abear calcula 585 ocorrências em 2022
Agressões subiram 61%
(Imagem: Stela Di/Pixabay)
A Quantidade de pessoas que provocam confusões em voos de avião tem aumentado no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira das Companhias Aéreas (Abear), é registrado ao menos um caso disciplina de passageiros por dia.
Ao todo, ao longo de 2022, foram 585 ocorrências. Um recorde nos últimos quatro anos na comparação com 2019, antes da pandemia. Entre os episódios mais comuns estão fumar, vandalismo e comportamento agressivo de passageiros antes da decolagem.
No levantamento da associação que reúne trezentas companhias aéreas do mundo todo, é apontado que esses conflitos não vem ocorrendo só no Brasil. No ano passado houve um aumento de 37% no número de incidentes envolvendo passageiros. Agressões, segundo informações, subiram 61%.
Leis são aplicáveis
Devido a lei 14.368 estar em vigor desde 2022, conhecida também como Lei do Voo Simples, a mesma busca regulamentar punições para passageiros que apresentem indisciplina.
Entre elas estão previstas a proibição da passagem na companhia aérea por 12 meses, em decorrência de um ato gravíssimo. Caso ocorra um algo antes do embarque, o passageiro pode ser impedido de seguir a viagem.
Se o passageiro desencadear uma confusão, o piloto pode decidir desembarcar o indivíduo em um aeroporto mais próximo, mesmo que não esteja no cronograma, acionando a Polícia Federal com isso. Se a situação se concretizar, os passageiros podem solicitar indenização por atraso e desvio de rota e pouso não autorizado.
Veja também:
>>> Fumaça de incêndios no Canadá atinge a Europa
>>> Corpo de mulher desaparecida desde 2014 é encontrado dentro de parede
>>> Placar é de 5 a 2 para confirmar Hauly na vaga de Deltan na Câmara
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal do RedeTV! Notícias no YouTube: