RedeTVi - Notícias | Cidades

Brasil é o primeiro pais do mundo a enviar alertas de desastres naturais via WhatsApp

Ação faz parte de uma parceria entre a Defesa Civil Nacional, WhatsApp e Robbu

(Foto:Divulgação/ MDR)

No último sábado (12), a Defesa Civil iniciou o envio de mensagens por WhatsApp de alertas de desastres naturais. A função já está presente em mais de 120 milhões de celulares brasileiros.

A novidade é gerenciada pela parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), WhatsApp e a Robbu, empresa especializada em soluções de automação de comunicações.

Segundo Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, "Poder utilizar o aplicativo de WhatsApp para enviar alertas de riscos de desastres sempre foi um grande sonho pelo alcance e rapidez que ele tem de fazer com que as mensagens cheguem ao cidadão. Toda essa estrutura, viabilizada em conjunto com a Robbu, possibilitará que os órgãos de defesa civil locais encaminhem alertas para que, por meio das ações de autoproteção, vidas sejam salvas". E ainda completou dizendo" É um serviço pioneiro no mundo, que terá início no período que antecede a chegada de chuvas no Sudeste, local mais afetado pelo evento no País. Poderemos alertar melhor a população. Com certeza, trará resultados muito positivos”.

Vale ressaltar que a população brasileira já recebia alertas de desastres via outras plataformas de comunicação como SMS, Telegram, Televisão por assinatura e pesquisa no Google. 

“A Defesa Civil brasileira é o primeiro sistema de prevenção e resposta a desastres a se estruturar de maneira permanente para emissão de alertas por meio de uma conta oficial no WhatsApp. O aplicativo já é utilizado com frequência por grupos da Defesa Civil e comunidades para coordenação de trabalho e compartilhamento de informações.", diz Dario Durigan, diretor da Políticas Públicas do aplicativo

O acesso ao novo serviço pode ser feito se cadastrando pelo o telefone (61)2034-4611,  pelo link https://wa.me/556120344611 ou pelo QR Code.

Veja também!

>>> Secretaria do Ministério da Saúde volta a recomendar uso de máscara

>>> Festa do Flamengo tem correria e bombas durante dispersão

>>> Ciro Nogueira defende PEC da transição para manter auxílio de R$ 600

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube