RedeTVi - Notícias | Cidades

Após barragem romper, prefeitura de Pedro Alexandre decreta situação de emergência

Decreto pede voluntários e campanhas de arrecadação

(Foto: Reprodução)

A prefeitura de Pedro Alexandre, na Bahia, decretou situação de emergência e calamidade nesta quinta-feira (11), após o rompimento de barragem no distrito de Quati. Publicado no Diário Oficial do município localizado a 448 km de Salvador, o decreto solicita a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem em ações de resposta ao desastre que atingiu a região, agindo na reabilitação, reconstrução e desobstrução dos locais afetados.

Até o momento não há relatos de mortes e feridos em Pedro Alexandre, que teve aulas suspensas. O decreto pede ainda voluntários e campanhas de arrecadação de recursos para abastecer a comunidade.

Ainda não há detalhes sobre a composição da barragem nem sobre o tamanho ou a quem pertence a estrutura. Fortes chuvas na região teriam contribuído para o rompimento. Um trecho da rodovia BA-257 entre Jeremoabo e Pedro Alexandre ficou interditado pela água e a lama - como mostra vídeo abaixo. 

De acordo com o superintendente da Defesa Civil da Bahia, Paulo Luz, de ontem para hoje a região foi afetada por chuva de mais de 100 mililitros. “Isso causou rompimentos de pequenas barragens que acabaram por afetar a Barragem do Quati”, explicou o superintendente à EBC.

Segundo Paulo Luz, o volume de água provocou rachaduras no sangradouro e em uma extremidade da ombreira. “A preocupação é que não venha provocar rompimento total da barragem”. A defesa civil já iniciou a retirada de famílias das áreas mais próximas da barragem.

“Uma rua inteira está sendo evacuada, provavelmente será atingida, pois praticamente será o percurso da água”, confirmou nota da Guarnição da unidade do 15° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Paulo Afonso.  Segundo os bombeiros e a defesa, não há até o momento registro de vítimas.

Em nota, a Agência Nacional de Águas (ANA), informou que a barragem é “de usos múltiplos de água”, e que o açude e a represa estão sob responsabilidade de fiscalização do Instituto de Meio Ambiente e Recursos hídricos (Inema) do Governo da Bahia. A assessoria de imprensa do órgão não soube prestar nenhuma informação à Agência Brasil.

O rio de lama está indo em direção à cidade de Coronel João Sá, que fica a 33 km de Pedro Alexandre. Nas redes sociais, o prefeito Carlinhos Sobral escolas da região estão disponíveis para acolher os moradores: são elas Maria Dalva, Ruy Barbosa, Juracy Magalhães e Paraíso Infantil.

Veja também!

>>> Por 379 votos a 131, Câmara aprova em 1º turno texto-base da reforma da Previdência

>>> Bolsonaro: "Brasil está cada vez mais próximo de entrar no caminho do emprego e da prosperidade"

>>> Frio aumenta em 30% o risco de infarto; veja como se proteger

Você já assinou o nosso canal no YouTube? Clique e inscreva-se agora!