RedeTVi - Notícias | Apps de celular

Facebook, WhatsApp e Instagram ficam fora do ar

Segundo relatos de usuários, a instabilidade começou por volta de 13h

(Foto: Redação RedeTV!)

Os aplicativos WhatsApp, Facebook e Instagram estão fora do ar, nesta segunda-feira (4). Segundo os usuários, a instabilidade começou por volta de 13h.

Os usuários dos aplicativos relataram o problema através do Twitter. De acordo com um site que monitora aplicativos, o DownDetector, 38% dos problemas mais notificados no WhatsApp têm relação com o envio de mensagens, enquanto o Instagram não carrega o feed e o Facebook não abre.

O Facebook ainda afirmou, por meio de sua conta oficial no Twitter, que a queda é mundial. "Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente", disse a empresa.

O WhatsApp divulgou nota no Twitter informando que estão cientes do problema e estão trabalhando para que as coisas voltem ao normal.

Por voltas das 12h50, a palavra WhatsApp alcançou o primeiro lugar nos Trending Topics do Twitter no Brasil. Aproximadamente meia hora depois, o aplicativo concorrente, o Telegram, que não foi atingido pela instabilidade, passou a ser o segundo assunto mais comentado. Às 13h10, o site Downdetector registrou cerca de 40 mil reclamações sobre o WhatsApp. 

A paralisação atingiu tanto os aplicativos para Android e iOs quanto os sites acessíveis pelo navegador no celular e no PC. O usuário que tenta acessar o WhatsApp Web ou o Facebook e Instagram pelo navegador se depara com uma tela de página fora do ar.

Falha de DNS 

DNS - Domain Name System  ou (Sistema de Nomes e Domínios) funciona como uma espécie de banco de dados que relaciona o endereço “nominal” de um site ou aplicativo, com o seu endereço real (número de IP, de Internet Protocol) nos bancos de dados da internet. Quando ocorre uma falha em um desses servidores, o IP fica fora de alcance.

(Foto: Reprodução) 

Memes nas redes

Por conta da instabilidade, memes e piadas foram criadas, além de comparações com o Twitter (que está funcionando normalmente).

Veja também!

>>> SP já aplicou mais de 18 milhões de doses da vacina

>>> Quase 4 milhões estão com a segunda dose atrasada em SP

>>> Marcelo Queiroga testa negativo para Covid-19 e vai retornar ao Brasil

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube