Marta usa chuteira sem patrocínio como protesto pela igualdade de gênero
Rainha do Futebol se manifesta dessa forma pelo menos desde 2019
(Foto: Thais Magalhães - Divulgação/CBF)
A Rainha do Futebol, Marta, além de ser uma das melhores jogadoras do mundo, é também a maior artilheira das Copas (incluindo a masculina), com 17 gols, e uma das principais defensoras da igualdade entre homens e mulheres no esporte.
Como forma de protesto, a craque brasileira usa uma chuteira sem patrocínio desde 2019, quando conquistou o título de maior artilheira dos mundiais. A manifestação de Marta também foi vista durante as Olimpíadas de Tóquio, no Japão.
Para a Copa do Mundo disputada na Austrália e na Nova Zelândia, a Rainha utiliza uma chuteira predominantemente preta e outra branca, da sua marca Go Equal.
A craque, inclusiva, está sem contrato com fornecedoras de material esportivo desde 2018. Antes disso, teve vínculo com a Puma, mas decidiu não renovar depois de receber uma oferta abaixo do que já ganhava. Apesar disso, Marta destaca que sua luta não apenas pelo dinheiro, mas sim pela igualdade de gênero.
Ainda em 2021, nos Jogos Olímpicos, a maior jogadora de todos os tempos tirou as fotos oficiais da seleção brasileira com o cabelo cobrindo o símbolo da Nike, também como forma de protesto.
Veja também:
>>> Zagueira da Alemanha diz que não pedirá desculpas por 'provocar' Neymar
>>> Goleiro João Paulo, do Santos, nega atrito com Soteldo
>>> Silvio Luiz: "Róger Guedes é muito importante no Corinthians!"
Confira a entrevista exclusiva da rainha Marta para o RedeTV! News, direto da Austrália: