CBF anuncia Dorival Júnior como novo técnico da seleção brasileira
O treinador com fama de “bombeiro” assume a seleção após ser bicampeão com o São Paulo na Copa do Brasil
O técnico Dorival Júnior foi anunciado nesta quarta-feira (10) como treinador da seleção brasileira, com a expectativa de comandar o ciclo até a Copa do Mundo de 2026. O treinador se despediu do São Paulo, com quem tinha contrato até o fim de 2024, no último domingo (7).
Apesar da sua carreira como jogador de futebol, com conquistas em campeonatos estaduais, com o Campeonato Gaúcho de 1993 e o Catarinense de 1987. Foi como técnico que Dorival ganhou destaque nas quatro linhas.
Em 2002, iniciou sua carreira como treinador no comando do Ferroviária. Pouco tempo depois tornou-se auxiliar-técnico e gerente de futebol no Figueira, e estreou efetivamente como técnico no clube em 2003, logo faturando o campeonato estadual no ano seguinte.
Após o primeiro título, Dorival ficou cobiçado entre os clubes brasileiros. Entre 2004 e 2009, o treinador comandou equipes como Fortaleza, Criciúma, Juventude, Sport, Avaí, São Caetano, Cruzeiro, Coritiba e Vasco.
Em 2010, teve um marco em sua carreira ao comandar a equipe do Santos, que chegou ao fim após um desentendimento com Neymar. Na época, Dorival impediu o atacante de bater um pênalti, em um jogo contra o Atlético-GO. Na rodada seguinte, o treinador decidiu deixá-lo de fora do clássico contra o Corinthians, o que desagradou os dirigentes e resultou em sua demissão.
Após esse período no Peixe, passou por grandes clubes brasileiro como o Atlético Mineiro, quando ajudou na salvação do rebaixamento de 2010. Passou também pelo Internacional, Flamengo, Vasco, Fluminense, Palmeiras e retornou ao Santos em 2015, livrando o time do Z4.
A fama de Dorival de “treinador bombeiro” persistiu na primeira passagem pelo São Paulo. O Tricolor brigava contra o primeiro rebaixamento de sua história, e teve a permanência na série A garantida após a chegada do técnico.
Em 2018, o treinador retornou para o Flamengo, onde fez uma breve temporada de 12 jogos. Depois de pouco mais de um ano e meio do seu último trabalho, foi anunciado como novo treinador do Ceará, em 2022.
Na sua terceira e última passagem pelo rubro negro carioca, elevou sua carreira para um outro patamar após conquistar a Libertadores e a Copa do Brasil de 2023. Os tempos de vitória no clube, não impediu o Flamengo de demitir Dorival no final da mesma temporada histórica.
Em abril de 2023, ele voltou ao tricolor paulista após a demissão de Rogério Ceni. Em pouco tempo e com um elenco sem grandes contratações, Dorival Júnior conseguiu o feito histórico e se consagrou campeão da Copa do Brasil por mais um ano, trazendo o título inédito para a galeria são paulina.
Agora, o técnico com fama de “salvador”, chega a seleção brasileira com o objetivo de salvar a amarelinha. Dorival estreará no jogo contra a seleção inglesa em um amistoso no dia 23 de março de 2024.
Veja também!
- Dorival Júnior será o técnico da Seleção Brasileira
- Filhos, ex-jogadores e fãs celebram legado de Zagallo
- Neymar é criticado após ignorar morte de Zagallo
Confira o nosso canal 'Esportes RedeTV' no Youtube: