Tom Brady confirma aposentadoria do futebol americano
Informação havia sido divulgada no sábado (29) pela imprensa dos EUA e pela própria NFL
(Foto: AP)
O maior jogador de todos os tempos do futebol americano, Tom Brady, de 44 anos, confirmou nesta terça-feira (1º), sua aposentadoria. O quarterback anunciou a grande decisão através de suas redes sociais. No sábado (29), a imprensa estadunidense e a própria organização da NFL (sigla em inglês para Liga Nacional de Futebol), já haviam divulgado a informação.
Junto com o anúncio, Tom Brady escreveu uma carta sobre o amor pelo futebol americano, sua carreira e família. A decisão do astro veio após a eliminação do Tampa Bay Buccaneers contra o Los Angeles Rams nos playoffs da conferência oeste, no último domingo (23). Decisão, essa, que estava próxima, já que Brady havia afirmado que conversaria com a esposa brasileira, Gisele Bündchen, e os filhos sobre o futuro.
Brady é o atleta que mais vezes foi campeão NFL, com sete títulos. Para efeito de comparação de sua grandeza, ele tem mais conquistas da competição que todas as equipes que disputam o nacional. O Pittsburgh Steelers e o New England Patriots vêm logo atrás do quarterback com seis títulos cada.
O maior de todos os tempos foi draftado pelo New England Patriots em 2000 e mudou a história da franquia de Boston ao conquistar seis títulos. Em 2020, Tom Brady se transferiu para os Buccaneers e venceu a NFL mais uma vez. Com a atual equipe, o craque também entrou para a história por fazer parte do primeiro time que venceu a final do Super Bowl dentro do próprio estádio.
Veja seus principais recordes:
- Mais títulos de Super Bowl por um jogador: 7
- Mais prêmios de MVP do Super Bowl: 5
- Mais jardas aéreas na carreira: 84.520
- Mais passes para touchdown na carreira: 624
- Mais vitórias por um quarterback: 243
- Mais passes completos na carreira: 7.263
Leia a despedida em português:
"Sempre acreditei que o futebol é uma proposta “all-in” (todas as fichas) – se não há um comprometimento 100% você não vai ter sucesso, e sucesso é o que eu amo tanto em nosso jogo. Há um desafio físico, mental e emocional TODOS os dias que me permitiu maximizar meu potencial máximo. Eu tentei realmente meu melhor nestes últimos 22 anos. Não há atalhos para ter sucesso no campo ou na vida.
Isso é difícil para mim para escrever, mas lá vai: não vou mais ter este compromisso competitivo. Eu amei minha carreira da NFL, e agora é hora de focar meu tempo e minha energia em outras coisas que exigem minha atenção.
Fiz muitas reflexões na última semana e me fiz perguntas difíceis. E estou tão orgulhoso do que nós conquistamos. Meus colegas de equipe, técnicos, colegas competidores e fãs merecem 100% de mim, mas agora, é melhor deixar o campo de jogo para a próxima geração de atletas dedicados e comprometidos.
Aos meus companheiros dos Bucs nos últimos dois anos, eu amo vocês e amei ir para a batalha com vocês. Vocês buscaram tão fundo se desafiarem e me inspiraram a acordar todos os dias e dar o meu melhor. Sempre estarei aqui para vocês e quero ver vocês continuarem a se esforçarem para serem o seu melhor. Não poderia estar mais feliz com o que conquistamos juntos.
A todos os fãs dos Bucs, obrigado. Eu não sabia o que esperar quando cheguei aqui, mas seu apoio e carinho enriqueceram minha vida e a da minha família. Fiquei honrado em jogar para fãs tão apaixonados e divertidos.
À cidade de Tampa e toda região de Tampa-St Petersburg, obrigado. Foi maravilhoso ser um morador de um lugar tão divertido para se viver. Quero ser convidado para a próxima procissão de barcos.
À família Glazer, obrigado por apostar em mim e me apoiar. Sei que fui exigente em alguns momentos, mas vocês forneceram tudo o que precisávamos para ganhar, e ter vocês como donos de uma franquia é todo o que um jogador poderia pedir.
A Jason Licht, obrigado pelo seu apoio diário e amizade – nunca esquecerei. Eu nunca estive como agente livre e houve algum estremecimento sobre como poderíamos ter sucesso. Sua liderança me deu confiança e sempre serei grato.
Ao meu técnico e chefe Bruce Arians, obrigado por me aturar. Sua liderança firme e orientação foram ideais. Não haveria como nós termos sucesso sem sua experiência, intuição e sabedoria, e sou muito grato.
A todos os técnicos dos Bucs, meus sinceros agradecimentos pelo trabalho duro, dedicação e disciplina e envolvem criar um time vencedor. Aprendi muito de todos vocês e irei valorizar as relações que tempos.
Cada funcionário dos Bucs, obrigado. Cada um de vocês é muito importante, e fui cumprimentado com um sorriso todos os dias. Isso significa muito para mim. Seu trabalho é composto de longas horas e tarefas duras, mas por favor saibam que eu vejo cada um de vocês. Muito obrigado.
A Alex Guerrero, obrigado. Eu nunca teria conseguido todos os domingos sem vocês. Isso é simples. Sua dedicação ao seu trabalho e a nossa amizade e irmandade são imensuráveis. Temos um laço inquebrável, e eu te amo.
A Don Yee e Steve Dubin, obrigado. Vocês estiveram comigo em todos os passos do caminho desde que deixei a Universidade de Michigan e antes de eu entrar na Liga. Que jornada tem sido, e eu não teria conseguido sem vocês.
Aos meus pais e a minha família inteira (estendido à família de incontáveis amigos), amo vocês e obrigado pelo apoio e amor sem fim. Eu jamais poderia ter imaginado o tempo e a energia que vocês me deram nos últimos 30 anos no futebol. Nunca poderei retribuir. Apenas saibam que eu amo vocês demais.
E, por último, a minha mulher, Gisele, e meus filhos Jack, Benny e Vivi. Vocês são minha inspiração. Nossa família é minha maior conquista. Sempre deixei o campo e fui para casa para a mulher mais amorosa e apoiadora, que fez TUDO pela nossa família para me permitir focar na minha carreira. O altruísmo dela me permitiu alcançar novos feitos profissionalmente, e não há palavras para descrever o que você significa para mim e para nossa família. (em português) Te amo amor da minha vida.
Minha carreira como jogador foi emocionante e muito além da minha imaginação, cheia de altos e baixos. Quando você está nisso dia e noite você realmente não pensa sobre nenhum tipo de final. Enquanto estou aqui sentado, porém, penso nos maiores jogadores e técnicos com os quais eu tive o privilégio de jogar com e contra – a competição foi dura e profunda, DA FORMA COMO GOSTAMOS. Mas as amizades e relações são igualmente fortes e profundas. Vou lembrar e celebrar essas memórias e revisitá-las com frequência. Eu me sinto como a pessoa mais sortuda do mundo.
O futuro é empolgante. Tenho sorte de ter co-fundado empresas incríveis como a @autograph.io @bradybrand @tb12sports, que estou empolgado para continuar a construir e crescer, mas exatamente como meus dias serão é um trabalho em desenvolvimento. Como eu disse antes, vou viver dia após dia. Sei que com certeza vou querer passar muito tempo dando aos outros e tentando enriquecer a vida de outras pessoas, assim como tantos fizeram por mim.
Com muito amor, estima e gratidão,
Tom"