Jogos Olímpicos de Tóquio são abertos em cerimônia sem público
Evento homenageou o esforço dos atletas durante a pandemia e contou com tecnologia e criatividade
(Foto: AP)
Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 iniciaram oficialmente nesta sexta-feira (23). A cerimônia de abertura aconteceu no Estádio Olímpico da capital japonesa pela primeira vez na história sem a presença de público por conta da pandemia de Covid-19. O maior destaque do início da grande festa do esporte foi o show de tecnologia e criatividade.
O evento iniciou com menções à pandemia e reforçou a luta dos atletas que precisaram se preparar e treinar de casa. Artistas utilizaram esteiras para essa representação.
Bombeiros voluntários e profissionais da linha de frente da saúde também foram homenageados, além das vítimas da pandemia e outras catástrofes como terremotos, tsunamis e acidentes nucleares que ocorreram no Japão tiveram um momento de silêncio para demonstrar respeito. O objetivo era mostrar que o país estava unido e pronto para superar mais uma crise.
Após o primeiro show, veio o desfile dos atletas ao som de conhecidas canções de videogames. O Brasil teve Bruno Rezende, campeão olímpico de vôlei, e Ketleyn Quadros, bronze em Pequim-2008 no judô, como porta-bandeiras, e a dupla entrou sambando.
Terminada a passeata dos atletas, iniciou-se um show de tecnologia e criatividade dos japoneses. Um enorme globo terrestre foi formado acima do estádio por 2000 drones e as “pombas da paz” foram substituídas por origamis (dobradura de papel japonesa). Um artista especializado em mímica também foi destaque ao representar, com precisão, os pictogramas das 50 modalidades esportivas presentes nos Jogos.
O evento foi finalizado com a tradicional tocha olímpica sendo utilizada para acender a pira olímpica. A tocha passou pelas mãos de atletas veteranos, profissionais da saúde e crianças de Fukushima até chegar à tenista Naomi Osaka.
Veja também!
>>>Mais de 70% dos adultos de SP já tomaram a 1º dose
>>>Guedes: Indicações de Onyx e Nogueira melhoram relação com Senado
>>>"Gatinha da Cracolândia" é presa em SP
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube