De Romário a Zidane! Veja ex-jogadores que treinaram clubes em que foram ídolos
Rogério Ceni, maior ídolo da história do São Paulo, encerrou sua segunda passagem pelo clube como treinador
Diversos jogadores conseguem ficar marcados na história por suas passagens pelos clubes. Seja por conquista de títulos ou representatividade, a torcida acaba abraçando os atletas como parte da família, os endeusando em seus times.
Com a grande admiração dos torcedores, muitos dos ex-jogadores aceitam o desafio de serem treinadores dessas equipes, alguns conseguindo sucesso absoluto e outros apagando sua história quando atuava apenas entre as quatro linhas.
Na Europa, são vários os exemplos que marcam ex-jogadores que conseguiram deixar seu legado tanto com a bola quanto com a tática. Zinédine Zidane e Guardiola são dois casos recentes que conseguiram ser multicampeões por Real Madrid e Barcelona, respectivamente.
No Brasil, Rogério Ceni e Falcão despontam como maiores ídolos de São Paulo e Internacional, tendo passado muito longe de alcançar qualquer coisa próxima de sucesso quando foram treinadores dos clubes.
Um dos casos mais cômicos no futebol, aconteceu em 2007, quando Romário assumiu interinamente o cargo de treinador do Vasco após demissão de Celso Roth. O que tornou a história “engraçada” é que o tetracampeão ainda não havia pendurado as chuteiras, entrando em campo no segundo tempo da partida e ajudado na vitória do Gigante da Colina sobre o América do México por 1 a 0.