Jogadores de futebol platinam o cabelo e criam moda entre os jovens
O hairstylist Adriano Gonçalves explica como essa tendência tem aumentado a presença do público masculino nos salões de beleza do Brasil
Os jogadores do Atlético Mineiro, depois de conquistar o título do Campeonato Brasileiro de 2021, platinaram o cabelo, em comemoração à conquista, uma celebração comum entre os jogadores de futebol. A moda dos atletas tem virado também uma febre entre os jovens.
“Os homens procuram platinar o cabelo por motivos bem específicos, quando se tem algum título para comemorar, ou em datas como o Carnaval, por exemplo. Nesses momentos, a procura é bem grande para platinar o cabelo”, afirma Adriano Gonçalves, hairstylist e dono de um dos maiores salões de beleza de Minas Gerais, o Mood Beauty BH.
Os riscos de platinar o cabelo
Apesar de ter se popularizado entre os jovens, Adriano ressalta que a técnica de platinar os cabelos precisa ser feita com responsabilidade, usando produtos adequados e por um profissional qualificado. “Não é o ideal fazer uma descoloração sem conhecimento técnico e com produtos que não tenham qualidade, mesmo que seja para comemorar um título, pois as consequências podem ser queda de cabelo e machucados como queimaduras no couro cabeludo, fios quebradiços, ressecados, porosos e sem brilho”, explica.
As consequências de uma descoloração feita de maneira inadequada podem gerar uma série de problemas capilares, alguns irreversíveis. “O profissional capacitado sabe indicar o melhor produto e terá um maior cuidado na saúde dos fios de cabelo e couro cabeludo. Em casos mal sucedidos, é preciso até raspar os cabelos. Já nos casos de lesões, o bulbo capilar pode ser comprometido, impedindo o nascimento de mais fios”, alerta Adriano.