Críticas, piadas e protagonismo: a evolução de Vinícius Júnior no Real Madrid
'Negueba Jr', atrito com Benzema e erros foram superados pelo brasileiro que hoje é peça fundamental no clube espanhol para a final da Champions League
(Foto: AP)
Ao final de cada temporada regular da NBA (liga americana de basquete), há sempre a premiação dos melhores jogadores do período: MVP (melhor jogador da temporada), melhor sexto homem, jogador defensivo do ano e jogador que mais evoluiu. Desses prêmios, se o futebol mundial premiasse seus atletas no mesmo formato, o brasileiro Vinícius Júnior provavelmente venceria como jogador que mais evoluiu na temporada. Isso porque, neste ano, ficou evidente o quanto o atacante se tornou peça fundamental para a equipe do Real Madrid, que mais uma vez disputa a final de Champions League contra o Liverpool.
A partida reedita as decisões de 1981, quando o Liverpool venceu o Real, e de 2018, quando o contrário aconteceu. De lá para cá, muita coisa mudou, Vini amadureceu, consolidou seu estilo de jogo, e as críticas, antes muito recorrentes, deram lugar aos elogios. O atrito com Benzema se tornou uma parceria de sucesso, e o Real Madrid, que não era cotado para chegar às finais, pode conquistar o seu 14º título europeu.
A chegada
Voltando um ano antes do título de 2018, o Real e o Flamengo confirmavam o acordo para a transferência de Vini Jr do Brasil para a Espanha. A estratégia merengue foi vista como "medo de perder mais uma jóia", visto que Neymar havia feito muito sucesso com o Barcelona. A decisão de pagar cerca de 45 milhões de euros em um jovem de 16 anos poderia dar muito errado, assim como muito certo. Um ano depois, o Real adotou a mesma tática e comprou Rodrygo, do Santos, por valores e acordos parecidos.
Vini Jr acabou ficando à disposição do clube espanhol em julho de 2018, quando completou 18 anos. Em um primeiro momento, o brasileiro foi inscrito como atleta do Real Castilla, uma espécie de "time B" que serve para adptar jogadores ao futebol espanhol. Passando o período de adaptação, o atacante teve um início esperado de jovens atletas: alguns gols, assistências, mas poucos minutos. No geral, somando seus jogos pelo Castilla, foram sete gols e 13 assistências.
Críticas e recorde
Na temporada 2019-20, as críticas começaram a surgir, já que Vini Jr conseguia construir boas jogadas, mas errava muitas finalizações. O atacante muitas vezes era comparado de forma pejorativa com o jogador Negueba, que também foi revelado pelo Flamengo, mas que não conseguiu atingir às expectativas criadas por conta de um suposto potencial.
Apesar disso, Vini conseguiu marcar um gol contra o Barcelona pela 26ª rodada do Campeonato Espanhol, se tornando o jogador mais jovem a marcar no El Clássico no Século XXI: 19 anos e 233 dias, superando a marca de Lionel Messi: 19 anos e 259 dias. O brasileiro finalizou a temporada com cinco gols e quatro assistências, além do título espanhol e da supertaça da Espanha.
'Não toque para ele'
Passado o período de mais turbulência da pandemia de Covid-19, a temporada europeia de 2020-21 acabou começando um pouco mais tarde e, em outubro de 2020, a imprensa espanhola divulgou imagens de Benzema supostamente alertando o lateral Mendy para que não tocasse a bola para Vinícius Júnior.
"Ele faz o que quer. Irmão, não toque para ele. Ele joga contra nós", teria dito Benzema. O francês também foi visto repreendendo o brasileiro em outras partidas, pedindo que prestasse mais atenção na hora dos passes.
Ainda que a situação tenha causado um desconforto, a imprensa espanhola também ressaltou que os dois tinham uma relação de pai e filho.
De qualquer forma, mesmo Vini recebendo muitas críticas dos torcedores e da mídia nacional e internacional, já era notável que o Real Madrid jogava melhor quando ele estava em campo, algo que o próprio jornal "Marca" revelou em um estudo da época. Na temporada, o brasileiro demonstrou uma pequena evolução: foram seis gols e sete passes para gols.
Melhor momento e líder em assistências
A atual temporada é, sem dúvidas, a melhor da carreira de Vini Jr e, consequentemente, a melhor no Real Madrid. Ele iníciou o Campeonato Espanhol fazendo cinco gols nas cinco primeiras partidas e venceu o prêmio de jogador do mês em mais de uma oportunidade.
Além de já ter garantido o título do nacional e ser o segundo protagonista da equipe (atrás somente de Benzema), o brasileiro é o líder em assistências do Real Madrid e o vice-artilheiro do time no período: 20 passes e 21 gols, superando de longe suas marcas anteriores.
A campanha do Real até esta final de Champions passa, literalmente, pelos pés do atacante. Foram seis assistências ao longo da competição e três gols marcados.
Com a velocidade de sempre, o drible e, agora, o amadurecimento na finalização das jogadas, Vinícius Júnior está pronto para deixar seu nome na história do clube mais vitorioso do futebol. Além disso, é de se esperar que o atacante esteja na lista de convocados de Tite para a Copa do Mundo do Catar.
Real e Liverpool se enfrentam no sábado (28), no Stade de France, em Paris, às 16h.
Títulos de Vini Jr pelo Real Madrid:
- - Mundial de Clubes 2018
- - Campeonato Espanhol 2019-20 e 2021-22
- - Supertaça da Espanha 2019-20 e 2021-22