RedeTVi - Esportes | Fut. Internacional

Conheça a triste história do Hamburgo e seu lendário relógio

Artefato registrava o tempo dos 'Dinossauros' na primeira divisão alemã, até que tudo mudou em 2018 

(Foto:Reprodução/Twitter)

No Brasil, apenas quatro clubes nunca foram rebaixados para a Série B do Campeonato Brasileiro: Cuiabá, Flamengo, Santos e São Paulo. Na Alemanha, estar na Bundesliga também é visto como uma grande conquista para as equipes e, entre os clubes que nunca caíram, estão: Bayern de Munique, Bayer Leverkusen, Wolfsburg, Hoffenheim, Augsburg, RB Leipzig e Union Berlin.

Há pouco tempo, o Hamburgo também fazia parte desse seleto grupo. O fato de estar na primeira divisão era um motivo tão grande de orgulho para os torcedores e dirigentes que um relógio no Volksparkstadion marcava os anos, dias, horas, minutos e segundos de permanência na Bundesliga.

Mas, tudo isso mudou em 12 de abril de 2018, quando o Hamburgo sofreu sua primeira queda para a segunda divisão. Mesmo vencendo o Borussia Mönchengladbach por 2 a 1, os 'Dinossauros' não conseguiram evitar a queda na última rodada.

Relógio zerado

Na sua primeira temporada na segunda divisão, o relógio, antes motivo de orgulho, foi zerado, e uma contagem regressiva para o retorno à primeira divisão foi iniciada.

(Foto:Reprodução/Twitter)

Ocorre que a temporada se encerrou e o clube continuou na segundona. Diante disso, os dirigentes resolveram exibir no relógio os anos de existência do clube como uma forma de evitar piadas por parte dos adversários.

'Maldição'

Um tempo depois, a diretoria do Hamburgo decidiu remover o relógio do estádio Volksparkstadion, já que a presença dele acabou sendo vista por muitos como uma "maldição".

"Nós já tínhamos decidido no final da temporada [de 2019] que iríamos retirar o relógio. Queremos nos alinhar com o futuro. Não ajuda olhar constantemente pelo retrovisor”, explicou na época Bernd Hoffmann, diretor executivo do clube.

O relógio foi desinstalado em julho de 2019. A contagem da permanência na Bundesliga durou 54 anos, 261 dias, 00 horas, 36 minutos e 02 segundos. Desde então, o Hamburgo nunca mais conseguiu retornar à elite do futebol alemão.

Apesar de tudo, um clube vitorioso

O Hamburgo Sport Verein (HSV) foi fundado em 29 de setembro de 1887 e é um dos clubes mais vitoriosos e antigos do mundo. O clube surgiu da fusão de três clubes alemães: Sport club Germania Zu Hamburg, Hamburger FC e FC Eppendorf.

Apesar de não estar mais na Bundesliga há cinco anos, os torcedores do Hamburgo ainda podem se orgulhar do fato de serem campeões da Champions League. Na Alemanha, além da equipe, somente o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund conquistaram a competição mais importante da Europa.

Veja também!

Vídeo mostra momento do acidente que matou torcedores do Corinthians em MG

Caixa espera aval de Lula para continuar estudos sobre financiamento do novo estádio do Flamengo

Silvio Luiz: "Bom humor do Abel revela facilidade do Verdão!"

Confira o nosso canal 'Esportes RedeTV' no Youtube: