RedeTVi - Esportes | Fut. Internacional

Bayern de Munique apresenta Thomas Tuchel, e dirigentes explicam saída de Nagelsmann

Treinador foi demitido com 100% de aproveitamento na Champions League; “energia em campo já não existia”, disse o diretor esportivo do clube

(Foto: Divulgação/Bayern de Munique)


Depois da demissão inesperada do alemão Julian Nagelsmann na quinta-feira (23), o Bayern de Munique anunciou a contratação do técnico também alemão Thomas Tuchel, que foi apresentado neste sábado (25).

Aos 49 anos de idade, Tuchel teve passagens recentes pelo Paris Saint-Germain (PSG) e Chelsea, clube onde conquistou a Champions League de 2020-21.

“O DNA do Bayern é sobre vencer, também sobre a maneira como você joga futebol. Esta equipe é uma das mais talentosas e melhores da Europa. Estou ansioso para trabalhar com eles. Você pode competir por todos os títulos com este plantel”, disse o novo treinador dos bávaros em sua apresentação.

A decisão de demitir Nagelsmann, que deixou a equipe com 100% de aproveitamento na atual edição da Champions League e a vice-liderança da Bundesliga, foi tomada pelo diretor esportivo do Bayern, Hasan Salihamidzic, e do CEO e ídolo do clube, Oliver Kahn.

“Assistimos aos treinos e aos jogos. A energia em campo já não existia. Vimos isso se confirmar contra o Leverkusen […] Sei que também não é uma decisão popular. Pensamos bem e pensamos que tomamos a melhor decisão para o Bayern. O futebol é honesto se olharmos para os dados. Quando vemos essa curva descendente, você tem que reagir”, explicou Salihamidzic.

“Julian é um treinador top, temos uma equipe top. Mas temos que dizer que isso não poderia mais continuar. Apoiamos Julian 100% desde o primeiro segundo, como mostraram as conversas de ontem. Temos que tomar a melhor decisão para o Bayern com o melhor de nosso conhecimento e crença, e fizemos isso”, completou Kahn.

Questionado sobre o assunto, Tuchel disse que a saída de Nagelsmann não é sua responsabilidade. Apesar disso, o respeita e simpatiza com ele, acreditando que algum dia vão se cruzar e conversar.

A estreia de Thomas Tuchel sob comando do Bayern de Munique está prevista para acontecer contra o Borussia Dortmund, principal rival da equipe bávara, no próximo sábado (1º). O jogo será encarado como uma final já que os dois clubes estão em segundo e em primeiro respectivamente na tabela do Campeonato Alemão. A diferença na classificação entre os dois é de apenas um ponto.