RedeTVi - Esportes | Fut. Internacional

Atacante brasileira divulga carta denunciando assédio e pressão psicológica no Barcelona

Gio Queiroz revelou nesta terça-feira (29) que um diretor do clube catalão tentou evitar que atuasse pela seleção brasileira

(Foto: Reprodução/Twitter: @gio9queiroz)

A atacante brasileira e uma das promessas do futebol feminino Gio Queiroz divulgou uma carta aberta ao presidente do Barcelona nesta terça-feira (29) denunciando comportamentos abusivos de um diretor do clube para que não atuasse pela Seleção Brasileira de Futebol.

No documento, a jogadora de 18 anos que também tem a nacionalidade espanhola e atualmente joga pelo Levante, emprestada pelo clube catalão, destaca que espera que seu posicionamento ajude outras mulheres que possam estar sofrendo com o que sofreu.

“Espero […] que rompam o silêncio e denunciem suas agressões. Não se pode aceitar nem tolerar a cultura do assédio e da violência sexista contra a mulher”, diz um trecho da denúncia.

Gio diz que recebeu indicações de que jogar pela seleção brasileira não seria o melhor para o seu futuro dentro do clube, mas não tinha dado atenção para o “desagradável e persistente assédio”.

Sem citar nomes, a brasileira deixa claro que tem provas sobre o que está divulgando e afirma que chegou a receber ataques por meio de mecanismos de pressão “dentro e fora do Barcelona”, para que ela ficasse encurralada e desistisse da seleção.

Gio Queiroz precisou até mesmo passar por um isolamento pelos médicos do clube que alegaram que ela tinha tido contato com uma pessoa infectada com a Covid-19. De acordo com ela, a secretaria de saúde da Catalunha lhe garantiu que seu caso não era nem poderia ser considerado como contato segundo o protocolo local. A situação a deixou fora da final da Copa da Rainha.

Ainda que tenha passado por um período humilhante no clube, a brasileira acredita que a culpa não é totalmente do Barcelona, mas sim de um diretor específico.

“Espero que o Barcelona cumpra seu papel institucional e atue de maneira consciente e transparente, investigando e denunciando todos os possíveis delitos”, destaca a atacante.