RedeTVi - Esportes | Fut. Brasileiro

Lusa lança camisa em homenagem ao Galo de Barcelos, ícone do folclore português

Camisa alternativa da Lusa traz tema alusivo ao folclore de Portugal 

 

 Foto: Divulgação/Portuguesa

 

A Portuguesa apostou em inovação para apresentar a coleção 2023 de seus uniformes do futebol profissional. O famoso Galo de Barcelos é o tema principal da nova camisa do tradicional time paulista.  

A peça, na cor preta, foi desenhada e inspirada em uma das figuras ícones do folclore de Portugal, o Galo de Barcelos. Nas mangas há detalhes em colorido dos elementos que enfeitam o galo.  

“Em nosso caso, olhamos a história do Galo de Barcelos como uma forma de renascimento, e é isso que esperamos da Portuguesa neste novo triênio sob o comando do Presidente Antônio Carlos Castanheira.  A Portuguesa estava há muitos anos longe da série A1 do Paulistão, e termos a oportunidade de jogar agora em 2023, é algo muito valioso, é o nosso ressurgimento pra principal vitrine do futebol paulista!”, analisa o Vice-Presidente de Marketing da Lusa, Armando Ferreira. 

Produzida com tecido dry-fit, uma fibra sintética composta de poliéster, poliamida e elastano, a camisa tem um tecido leve, macio e confortável e adequado para a transpiração do atleta. Nas costas o tecido aero dry que promove a ventilação corpórea.  

O conceito do manto foi desenvolvido pelo Departamento de Marketing da Lusa, e as peças seguem a assinatura 1920, marca própria do Clube. 

As novas camisas da Lusa estarão disponíveis na Somos Lusa Store com desconto para Sócio-Torcedor ao custo de R$ 155 e preço convencional de R$ 180. 

A lenda do Galo de Barcelos 

A lenda do Galo de Barcelos é envolta em um mistério que ocorreu na cidade de mesmo nome na época medieval. Diz a história que um jovem que passava pela região em direção a Santiago de Compostela foi acusado pelos moradores como suspeito de um crime e acabou condenado à forca por isso.  

Jurando sua inocência, o jovem pediu que fosse levado até o juiz, e no encontro reafirmando sua inocência, o jovem apontou para um galo assado na mesa do banquete que ocorria e disse: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enfocarem.” Todos continuaram a não levar o rapaz a sério, porém, na hora do enforcamento o galo se levantou e cantou. 

Ao longo da história, o Galo de Barcelos, multifacetado, e testemunho da diversidade cultural e etnográfica de Portugal foi se tornando o grande símbolo do folclore lusitano.