RedeTVi - Esportes | Fut. Brasileiro

Fortaleza encara Santos em busca de campanha histórica na Copinha

Tricolor do Pici já igualou a melhor campanha, em 2008, e tenta chegar à semifinal do campeonato pela primeira vez

(Foto: Gero Rodrigues / Fortaleza EC)

Nesta quinta-feira (19), às 21h45, no estádio Bruno José Daniel, em Santo André, o Fortaleza enfrenta o Santos pelas quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Leão do Pici tenta alcançar um feito inédito para o clube e para as equipes cearenses na competição: uma vaga nas semifinais.

Com o Tricolor do Pici e o Floresta alcançando as quartas de final da Copinha em 2023, as campanhas igualaram o melhor desempenho de agremiações do estado do Ceará no torneio, que ocorreu em 2008, com o próprio Fortaleza. Naquela oportunidade, o clube foi eliminado pelo Rio Branco (que se tornaria o vice-campeão), por 4 a 1. Na atual edição, o estado foi representado por outras duas equipes: Ceará e Grêmio Recreativo, eliminados na fase de grupos.

O Fortaleza conquistou a classificação para as quartas de final após superar o Ibrachina-SP por 1 a 0, gol de Carlos Daniel. A equipe possui apenas uma derrota no torneio de base, na estreia para o Remo, por 1 a 0. Depois, empatou contra o São Caetano (0 a 0) e triunfou diante do Juventus-SP (2 a 1). Nas fases eliminatórias, passou por XV de Piracicaba e Remo (ambos por 2 a 0) antes de vencer o Ibrachina.

Agnello Gonçalves, executivo das categorias de base do Fortaleza, celebrou o momento dos jovens na competição. “Estamos em um estágio histórico para o clube, com a possibilidade de chegar a uma inédita semifinal. É muito bom chegar longe na competição, mas o principal é acompanhar o desenvolvimento dos nossos talentos em conjunto com o trabalho feito pela comissão técnica”.

Com foco na valorização das joias da base e no desenvolvimento da categoria, o Fortaleza fechou parceria com a Rede do Futebol. A plataforma, que identifica créditos relacionados ao Mecanismo de Solidariedade da FIFA, oferece ao clube a quantia máxima relativa ao processo de formação dos garotos. A companhia conta também com mais de 400 mil jogadores cadastrados e otimiza a busca e o acompanhamento dos atletas.