Defesa icônica de Victor pelo Atlético-MG na Libertadores completa 10 anos
Galo conquistaria o continente naquele ano, e a defesa do ídolo se tornou um símbolo do título
(Foto: Reprodução/Redes sociais)
Há exatos 10 anos, o goleiro Victor entrava para a história do Atlético-MG ao realizar a defesa mais emblemática da conquista da Libertadores de 2013.
O feito aconteceu aos 47 minutos do segundo tempo das quartas de final da competição, contra o Tijuana, do México. "A minha carreira se resume pré e pós-Tijuana. Eu tinha carreira consolidada, no Grêmio, Atlético, goleiro com passagem pela Seleção. Mas a cereja do bolo da minha carreira foi aquela defesa, que elevou o status da minha carreira”, disse o ídolo do Galo em entrevista ao programa Esporte Espetacular, da TV Globo, em fevereiro deste ano.
Antes de Riascos correr para bater o pênalti, o estádio Independência e os mais de 20 mil torcedores do Atlético-MG viviam um silêncio praticamente de luto, afinal, um gol do clube mexicano àquela altura da partida certamente eliminaria o Galo.
Ocorre que o destino estava traçado. Victor pulou para a direita, mas seu pé esquerdo conseguiu desviar o curso da bola. "Dez anos se passaram, encerrei a carreira, e muitos torcedores chegam para querer tocar na perna. Muitos torcedores tatuaram a defesa”, comentou o goleiro.
"Para mim, que viveu a situação de protagonismo do lance, é difícil dimensionar ou mensurar o tamanho da importância. Sabemos que é algo que mudou a história. Vejo ali como uma grande virada de chave de um clube que tinha dificuldades de ganhar, foi prejudicado por arbitragem, teve má sorte. Ali, a sorte virou a nosso favor”, completou.
Depois da classificação, o Galo ainda eliminou o Newell’s Old Boys, da Argentina, na semifinal, e superou o Olimpia, do Paraguai, nos pênaltis, para conquistar o primeiro título da América na história do clube. Atualmente, Victor se aposentou dos gramados e trabalha no clube mineiro como gerente de futebol.
Veja também:
>>> São Paulo abre conversas para contratar Marinho
>>> Mauricio Pochettino é o novo técnico do Chelsea
>>> Jogador do Ajax agride torcedor que teria sido racista com companheiro de time; vídeo