RedeTVi - Esportes | Fut. Brasileiro

Corinthians anuncia Júnior Moraes como novo centroavante

Brasileiro de 34 anos naturalizado ucraniano chega ao Timão com contrato válido até o fim de 2023

(Foto: Reprodução/Instagram)

O Corinthians anunciou, na manhã desta quarta-feira (16), a contratação do centroavante Júnior Moraes, de 34 anos. O jogador é brasileiro naturalizado ucraniano e chega com contrato válido até o fim de 2023.

Moraes chega ao Timão após a Fifa abrir uma janela especial para jogadores que jogam na Ucrânia e na Rússia assinarem com outra equipe até o meio do ano. A situação se dá por conta da guerra entre os dois países. De qualquer forma, o centroavante tinha contrato com o Shakhtar Donetsk até junho, portanto, estava livre para assinar com qualquer outra equipe.

Dessa forma, o Corinthians, que estava atrás de um jogador para posição, enxergou Moraes como uma opção de mercado, visando repetir o formato de contratações feitas desde o ano passado, que busca jogadores sem clube.

A princípio, o jogador fechou vínculo até 31 de dezembro de 2023 e só poderá estrear pelo Corinthians nas quartas de final do campeonato paulista, isso porque as inscrições para a fase atual já se encerraram.

Revelado pelo Santos, Júnior Moraes jogou no Brasil também pela Ponte Preta e Santo André. Foi campeão Paulista pelo Santos em 2007, inclusive, marcando o gol do título contra o São Caetano.

Com carreira construída no leste europeu desde 2010, o atleta iniciou sua trajetória na Romênia, pelo Glória Bistrita. Seu primeiro time na Ucrânia foi o Metalurh Donetsk, depois passou pelo CSKA Sofia, da Bulgária, Dynamo Kyiv, da Ucrânia, Tianjin Tianhai, da China, e estava desde 2018 no Shakhtar Donetsk.

Na posição de centroavante, Moraes jogou 345 partidas, marcou 173 gols e distribuiu 52 assistências durante toda a carreira.

Confira a passagem dele pelo seu último clube, Shakhtar Donetsk:

Com o avanço da guerra na Ucrânia, por dominar a língua local e estar há muito tempo no país, Júnior Moraes ajudou na evacuação de brasileiros do território ucraniano. Ele voltou para o Brasil no último dia 3.

Sonho da diretoria do Corinthians, a contratação de um centroavante de peso para a atual temporada começou a se desenrolar no fim do ano passado e teve grandes nomes cogitados como Cavani, Luis Suárez e Arthur Cabral para assumir a carência na posição, que hoje é assumida por Róger Guedes.