RedeTVi - Esportes | Copa

Marta se despede da Copa do Mundo como maior artilheira da história

"Para mim é o fim da linha agora, para elas só o começo", disse a Rainha do Futebol após o empate com a Jamaica

(Foto: Thais Magalhães - Divulgação/CBF)

Após a eliminação do Brasil para a Jamaica na Copa do Mundo Feminina ainda na fase de grupos, a Rainha do Futebol, Marta, anunciou que essa foi a última vez que disputou a competição.

"Marta acaba por aqui, estou grata pela oportunidade que tive, e muito contente com tudo isso que vem acontecendo com o futebol feminino do nosso Brasil e do Mundo. Para mim é o fim da linha agora, para elas só o começo”, disse a craque em entrevista à TV Globo, ainda no gramado depois do empate em 0 a 0.

"É difícil falar. Não era nos meus piores pesadelos a Copa que sonhava. É só o começo. Povo brasileiro pedia renovação, está tendo a renovação, a única velha sou eu e talvez a Tamires perto de mim. A maioria do time é de meninas talentosas com caminho enorme pela frente. Termino aqui, mas elas continuam”, completou a camisa 10.

Aos 37 anos, Marta se despede da Copa do Mundo sendo a maior artilheira da história dos mundiais. Antes da partida contra a Jamaica, na terça-feira (1º), a Rainha concedeu uma entrevista coletiva emocionante, falando sobre seu papel no futebol feminino.

"Eu não tinha uma ídola no futebol feminino. Vocês (imprensa) não mostravam o futebol feminino. Como eu ia entender que poderia ser uma jogadora, chegar à seleção, sem ter uma referência? Hoje a gente sai na rua e os pais falam: 'minha filha quer ser igual a você’”, desabafou.

A craque brasileira disputou uma Copa do Mundo pela primeira vez em 2003, fazendo três gols e chegando às quartas de final. Em 2007, marcou sete gols, chegou à final, mas o Brasil foi derrotado para a Alemanha. Já em 2011, anotou mais quatro gols, e novamente parou nas quartas. Em 2015, por conta de uma lesão, Marta quase não jogou, mas ela conseguiu garantir mais um gol, e a seleção chegou até as oitavas. No último Mundial, em 2019, dois gols, e novamente uma eliminação nas oitavas de final.

Agora, em 2023, Marta não fez gols, e o Brasil foi eliminado ainda na fase de grupos, mas seu legado no futebol feminino é eterno.

Veja também:

>>> São Paulo acerta contratação do ídolo Lucas Moura

>>> James Rodríguez é apresentado oficialmente no São Paulo

>>> Prazo para Mbappé renovar com PSG até 2025 se encerra e clube aguarda propostas pelo atacante

Confira a entrevista exclusiva da rainha Marta para o RedeTV! News, direto da Austrália: