Inglaterra goleia Irã, mas comentarista ganha destaque ao utilizar braçadeira LGBTQIA+
Diversas seleções haviam se comprometido a entrar em campo com o acessório, mas voltaram atrás depois que a FIFA anunciou possíveis punições
(Foto: Reprodução/BBC)
A Inglaterra venceu o Irã por 6 a 2 na primeira partida do Grupo B da Copa do Mundo no Catar. Apesar da boa atuação da seleção inglesa, quem chamou a atenção foi a ex-jogadora da Inglaterra e comentarista da BBC no mundial, Alex Scott.
Antes da bola rolar, Scott participou de uma transmissão ao vivo utilizando uma braçadeira com as cores do arco-íris e as palavras “one love” (um só amor, em uma tradução livre).
A atitude da ex-jogadora se dá porque muitas seleções anunciaram que utilizariam o acessório nas partidas da Copa do Mundo como uma forma simbólica de manifestar o apoio à causa LGBTQIA+, mas voltaram atrás após a FIFA informar que punições estariam previstas caso levassem a ação à frente.
Seleções como País de Gales, Bélgica, Holanda, Suíça, Alemanha, Dinamarca e a própria Inglaterra haviam se comprometido com o gesto, mas temeram as punições da entidade máxima que previam multas e até sanções esportivas.
No Catar, a homossexualidade é criminalizada e demonstrações de afeto em público entre pessoas do mesmo sexo não são permitidas.
Alex Scott atuava como lateral-direita. Em toda sua carreira, ela venceu seis títulos da primeira divisão do Campeonato Inglês, além de sete Copas da Inglaterra. Todas as conquistas foram com a camisa do Arsenal, inclusive a mais importante delas: a taça da Liga dos Campeões.