(Foto: Reprodução/RedeTV!)
O RedeTV News começou a exibir nesta semana a série de reportagens especiais, realizadas pelo correspondente Luciano Junior, sobre a política no país sinônimo de transparência: a Suécia.
Com 10 milhões de habitantes, o país acabou com as regalias para políticos. Na primeira matéria da série, o repórter acompanhou a rotina do deputado federal Carl Schlyter.
Sem secretária ou carro oficial, ele trabalha em um espaço pequeno para os padrões brasileiros e utiliza transporte público e bicicleta para ir aos compromissos. O pagamento de aproximadamente R$ 30 mil é o único benéficio aos parlamentares, que não tem o direito de aumentar o próprio salário.
Na segunda parte, exibida na noite de terça-feira (17), a reportagem mostrou como são poucos os cargos comissionados no país e a facilidade de fazer contato com os políticos suecos, que trabalham em uma sala de 18 metros quadrados e se sentem "parte do povo".
A matéria ainda relembrou o caso da ex-vice-primeira-ministra Mona Sahlin usou o cartão de crédito funcional para comprar uma barra de chocolate. A história foi considerada um escândalo no país e ela perdeu o mandato.
Nesta quarta-feira (18), o Melhor Pra Você recebeu cônsul-geral da Suécia Renato Pacheco para falar mais sobre a contenção de gastos com os políticos do país.