Lula desembarca em Portugal: "Previsão de assinatura de pelo menos 13 acordos"
Redação RedeTV! com Agência BrasilPresidente ficará seis dias na Europa e também visitará a Espanha
(Foto: Ricardo Stuckert)
O presidente Lula desembarcou na manhã desta sexta-feira (21) na cidade de Lisboa, em Portugal, para cumprir uma agenda de seis dias de encontros no país e também na Espanha. Entre os assuntos do roteiro estão a guerra na Ucrânia e o acordo entre Mercosul e União Europeia.
No Twitter, o petista informou que há uma previsão de assinatura de pelo menos 13 acordos.
Bom dia, Brasil! Desembarquei agora em Lisboa. Teremos uma agenda de governo entre nossos países esse fim de semana, com a previsão de assinatura de pelo menos 13 acordos. 🇧🇷🇵🇹
— Lula (@LulaOficial) April 21, 2023
📸 @ricardostuckert pic.twitter.com/L8pvm8WdJP
Lula chega à Europa pela primeira vez no seu terceiro mandato. Nos últimos meses, o presidente visitou Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e também Emirados Árabes.
Os compromissos oficiais começam no domingo (22), quando o presidente participará de uma cerimônia de boas-vindas na Praça do Império, em frente ao Mosteiro do Jerônimo, e da deposição de flores junto ao túmulo do poeta português Luís de Camões, no interior do mosteiro. Na sequência, Lula tem encontro bilateral com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.
Em seguida, haverá almoço oferecido pelo primeiro-ministro Antônio Costa e, à tarde, ocorre a 13ª Cúpula Luso-Brasileira, no Centro Cultural de Belém, com a assinatura dos acordos bilaterais. Inicialmente os dois chefes de governo têm reunião reservada, seguido de uma plenária com as duas delegações.
De acordo com o Palácio do Planalto, serão assinados pelo menos 13 acordos e parcerias firmados com o governo português, incluindo memorando de entendimento entre as agências espaciais do Brasil e de Portugal, entre as agências de cinema dos dois países para coprodução audiovisual e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com diversos ministérios do governo português.
Veja também!
>>> Ministra da Saúde responsabiliza Bolsonaro pela queda da cobertura vacinal no Brasil
>>> Em cartilha a funcionários, banco proíbe película quebrada, mau hálito e chulé
>>> EUA anunciam US$ 500 milhões para Fundo Amazônia em cinco anos
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal do RedeTV! Notícias no YouTube: