07/01/2023 21:03:00 - Atualizado em 07/01/2023 21:08:00

Flávio Dino autoriza uso da Força Nacional para impedir protestos no DF

Redação RedeTV!

Manifestantes seguem acampados em frente ao Quartel-General do Exército

(Foto: Agência Brasil) 

O ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou o uso da Força Nacional na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, entre este sábado (7) e segunda-feira (9). A medida visa evitar protestos por manifestantes que não aceitam o resultado das eleições presidenciais.

A portaria autoriza a utilização da tropa “na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, assim como na proteção de outros bens da União situados em Brasília, em caráter episódico e planejado, nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2023". 

"Além de todas as forças federais disponíveis em Brasília, e da atuação constitucional do Governo do Distrito Federal, teremos nos próximos dias o auxílio da Força Nacional. Assinei agora Portaria autorizando a atuação, em face de ameaças veiculadas contra a democracia", escreveu Flávio Dino em publicação no Twitter.

Embora o número de pessoas tenha diminuído, manifestantes seguem acampados em frente ao Quartel-General do Exército.  

Neste sábado, o ministro disse que iniciou uma discussão com a cúpula da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal para que providências sejam to adas contra atos antidemocráticos que ainda acontecem pelo país. 

Atos em Belo Horizonte 

Em decisão deste sábado, Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou uma decisão em primeira instância da Justiça de Minas Gerais que havia sido autorizado a obstrução de uma avenida em Belo Horizonte para ser palco de manifestações. 

A decisão de Moraes ocorreu após a prefeitura acionar o STF, pedindo que o ato fosse barrado. 

No despacho, Moraes aprova o pedido da prefeitura, suspendendo a decisão de primeira instância e determinando a imediata desobstrução não só da Avenida Raja Gabaglia, mas também de seu entorno, “especialmente junto a instalações militares”.

Veja também!

>>> Ministro recua de ideia de fim do saque-aniversário do FGTS

>>> Haddad anuncia Carlos Higino como novo presidente do Carf

>>> Zeca Dirceu será o líder do PT na Câmara dos Deputados

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários