"Estamos criando uma conta exclusiva para os MEIs", afirma presidente da Caixa Econômica Federal
Redação RedeTV!Carlos Vieira revelou ao "É Notícia" que a instituição está revendo as políticas de crédito para os microempreendedores
(foto: Divulgação/ RedeTV!)
O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, revelou durante entrevista ao 'É Notícia’ desta quinta-feira (11), que a instituição deve lançar em breve um programa voltado exclusivamente ao Microempreendedor Individual (MEI).
“Estamos criando uma conta exclusiva para que eles [MEIs] tenham acessos a uma série de atividades dentro da Caixa Econômica vinculada para seu ambiente. (…) Estamos revendo uma política de crédito para os microempresários, essa política envolve toda uma caracterização de produtos destinada a esses segmentos”, afirmou Carlos.
O economista ainda destacou que a instituição visa executar os programas de políticas sociais da melhor forma e incentivar atividades voltadas para o desenvolvimento econômico do país. “Estamos conversando com entidades diversas na busca de fundos que possam ajudar na construção de crédito que sejam no ponto de vista de taxa mais atrativo”.
Sancionada em dezembro de 2023, a lei que regulamenta as apostas conhecidas como bets, tributará as empresas assim que estiverem operando sob outorga em território nacional, o que, segundo o Ministério da Fazenda, deverá arrecadar R$ 12 bilhões. Para Carlos, será um valor significativo para a economia do país. “No mundo inteiro a participação é muito significativa nas economias em relação a valores. Hoje, a arrecadação no Brasil é de 3,5 bilhões de dólares, o mesmo volume de um país que tem talvez 5% da população do Brasil.”
O presidente da Caixa fez questão de destacar que a instituição financeira pretende expandir os serviços, entrando para esse mercado de aposta para competir com bets internacionais, principalmente pelo aspecto adicional em distribuir 46% da arrecadação em benefícios sociais. “Temos um plano de expansão, começa pela Lotex, com a volta da Raspadinha, queremos entrar nas bets, porque um mercado do tamanho do Brasil precisa ser no mínimo como o da França”.
A economia verde também foi um dos temas abordados por Kennedy Alencar durante a entrevista com Carlos Vieira. Segundo o economista, a sustentabilidade é uma das prioridades da Caixa, que pretende implementar um programa para possibilitar a energia limpa nas moradias brasileiras. “Queremos trazer um programa que é o financiamento da substituição da matriz energética das famílias (casas)”.
O presidente da Caixa pontuou que a economia brasileira vem avançando desde o início do terceiro mandato do governo Lula, aumentando as expectativas do mercado financeiro, conforme revelou o boletim Focus divulgado na última terça-feira (9). Com estimativa que o Produto Interno Bruto (PIB) chegue a 1,9% em 2024, Carlos Vieira acredita que “a expectativa é que supere os 2%”.
Veja também!
- Câmara mantém a prisão de Chiquinho Brazão
- Brasil já tem mais de 3 milhões de casos de dengue em 2024
- Liberdade de expressão não é liberdade de agressão, diz Moraes
Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube: