Dilma Rousseff toma posse da presidência do banco do Brics
Redação RedeTV!Cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (13), em Xangai, na China
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)
A ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT) tomou posse, nesta quinta-feira (13), como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o banco do Brics, bloco que contempla os países com desenvolvimento econômico emergente: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
O mandato de Dilma está previsto até julho de 2025. Ela foi indicada pelo governo Lula ao cargo.
"Assumir a presidência do NBD é, sem dúvida, uma grande oportunidade de fazer mais para os países dos Brics, mas não somente para os seus membros, mas também para os países emergentes e em desenvolvimento”, disse a petista.
Além dos países originais do bloco, Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai também passaram a fazer parte do grupo. O banco do Brics é responsável por financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países membros.
Para presidir a instituição, Dilma se mudou para Xangai, na China, onde aconteceu a cerimônia de posse. O presidente Lula também discursou no evento, parabenizou a companheira de partido e afirmou que os recursos do NBD ajudam a financiar projetos importantes no Brasil.
Na sexta-feira (14), Lula deve seguir para Tóquio para encontrar o presidente chinês, Xi Jinping.