Nepal registra mais de 7 mil mortos e 14 mil feridos após terremoto
Redação/RedeTV!Sobrevivente caminha sobre escombros de casas no Nepal (Foto: Reuters)
O número de mortos no Nepal, devido ao terremoto que atingiu o país no sábado (25), é de pelo menos 7.050 pessoas, de acordo com boletim oficial divulgado neste domingo (3). Ainda de acordo com as autoridades do país, mais de 14 mil ficaram feridos. Hoje, oficiais informaram que um idoso de 101 anos e outras três pessoas foram regatados com vida.
Ontem, o governo nepalês afirmou 'não ter esperanças de encontrar mais sobreviventes'. Também no sábado, Jamie McGoldrick, representante da ONU, pediu aos governantes que afrouxem as restrições aduaneiras de rotina para 'facilitar' a entrada de equipamentos e produtos gerais para auxiliar as milhões de pessoas atingidas pela tragédia. A burocracia tem deixado aeroportos repletos de itens.
Equipes de resgate tiraram na quinta-feira (30) um adolescente vivo dos escombros de uma pensão no Nepal que caiu devido ao sismo, informou a polícia. "Um rapaz de 15 anos foi resgatado de uma pilha de escombros de uma pensão chamada Hilton Guesthouse", disse o porta-voz da polícia Kamal Singh Bam.
A ONU estima que oito milhões de nepaleses foram afetados pelo abalo. Já membros da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho dizem que estão 'extremamente preocupados' com o destino da população. A Unicef também emitiu um alerta para a situação das inúmeras crianças que ficaram com a saúde em risco e a falta de alimentos, além de possíveis traumas ocasionados pela tragédia.