Biden formaliza nomeação de parte do novo governo dos EUA
AnsaPresidente eleito iniciou transição de poder
I’ve long said that America leads not by the example of our power, but by the power of our example.
— Joe Biden (@JoeBiden) November 24, 2020
I am proud to put forward this incredible team that will lead by example. pic.twitter.com/mz9twkgcil
O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, formalizou nesta terça-feira (24) a nomeação de parte de seu novo governo, à medida que a transição de poder ganha força.
“Esta equipe prova que a América está de volta e que vai retomar o trabalho com os seus aliados”, afirmou o democrata, apresentando os nomes que vão conduzir a política externa e de segurança de sua administração.
Até o momento, entre os escolhidos estão: Antony Blinken (secretário de Estado); Jake Sullivan (conselheiro sênior para a Segurança Nacional); Linda Thomas-Greenfield (embaixadora norte-americana na Organização das Nações Unidas); Avril Haines (diretora de Inteligência); Alejandro Mayorkas (secretário do Departamento de Segurança Interna); John Kerry (enviado especial para o Clima) “Estão todos prontos desde o primeiro dia”, afirmou Biden, ressaltando que sua equipe “garantirá a segurança necessária” aos Estados Unidos.
O democrata, que tomará posse a partir do próximo dia 20 de janeiro de 2021, ressaltou que o novo secretário de Estado irá reconstruir a moral e a confiança no Departamento de Estado.
Blinken prometeu buscar a cooperação internacional ao discursar pela primeira vez.
Durante a cerimônia, Biden também ressaltou a importância de nomear Kerry para cuidar do Clima e afirmou que isso mostra sua “determinação em lutar contra as mudanças climáticas”.
O ex-secretário de Estado do governo de Barack Obama, por sua vez, exortou o mundo a aumentar as ambições da luta contra as alterações do Clima e reforçou que o acordo de Paris não é suficiente.
Por fim, a futura embaixadora dos EUA na ONU disse que seu país voltará ao multilateralismo tradicional, revertendo a postura de “América primeiro” do governo do republicano Donald Trump.
“Quero dizer a vocês: os Estados Unidos estão de volta. O multilateralismo está de volta. A democracia está de volta”, finalizou.
Veja também!
>>> Polícia prende funcionária do Carrefour que assistiu assassinato de João Alberto
>>> Ministro da Justiça, André Mendonça testa positivo para covid-19
>>> Guedes anuncia acordo para votação da Lei de Falências nesta quarta
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube