Ataques russos em Mairupol atingem hospital infantil e maternidade
Redação/RedeTV!Ainda não se sabe o número de mortos e feridos
(Foto: Reprodução/Twitter)
Por conta da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, um hospital infantil e maternidade foi alvo de ataques nesta quarta-feira (9), na cidade de Mariupol, na Ucrânia.
Em razão da gravidade do ocorrido, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, utilizou suas redes sociais para mostrar os danos e lamentar a situação.
Em sua publicação, Zelensky falou sobre o ato ocasionado pelos russos e levantou um questionamento sobre o momento atual do país.
“Atrocidade! Por quanto tempo mais o mundo será cúmplice ao ignorar o terror”, disse o presidente.
Vale ressaltar que Mariupol passa por diversas consequências após a realização de um cerco feito pelas tropas russas.
Segundo o governador local, Pavlo Kyrylenko, a ação fez com que 17 pessoas morressem, inclusive, mulheres que estavam em trabalho de parto durante o ataque.
Apesar da informação, ainda não foi confirmado o número total de óbitos e feridos.
Entenda o conflito entre Rússia e Ucrânia
A tensão entre os dois países é antiga. No fim de 2013, protestos populares fizeram com que o então presidente ucraniano Víktor Yanukóvytch, apoiado por Moscou, renunciasse. Na época, os ucranianos debatiam uma possível adesão à União Europeia.
Em 2014, a Rússia invadiu a Ucrânia e anexou o território da Crimeia, incentivando separatistas pró-Rússia desde então. Em 2015, foram firmados os Acordos de Minsk que decretavam um cessar-fogo, entre outros pontos, e proibiam Moscou de apoiar os rebeldes e Kiev deveria reconhecer Donetsk e Luhansk como províncias autônomas.
Apesar disso, o conflito continuou, o cessar-fogo não foi respeitado e cerca de 10 mil pessoas morreram desde então.
Em novembro de 2021, a Ucrânia se movimentou para fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar criada após a Segunda Guerra Mundial. A Rússia se sentiu ameaçada e iniciou exercícios militares na fronteira com o país vizinho, exigindo que a nação nunca se torne um membro.
A tensão se estendeu e se agravou após o presidente russo reconhecer Donetsk e Luhansk como províncias independentes, causando sanções por parte do Ocidente e a invasão de quinta-feira (24).
Mariupol. Direct strike of Russian troops at the maternity hospital. People, children are under the wreckage. Atrocity! How much longer will the world be an accomplice ignoring terror? Close the sky right now! Stop the killings! You have power but you seem to be losing humanity. pic.twitter.com/FoaNdbKH5k
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) March 9, 2022
Маріуполь. Прямий удар російських військ по пологовому будинку. Люди під завалами. Діти під завалами. Це звірство! Скільки ще світ буде співучасником, ігноруючи терор? Негайно закрийте небо! Негайно зупиніть убивства! Ви маєте силу. Але, схоже, втрачаєте людяність. pic.twitter.com/xEFndMPqPK
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) March 9, 2022
Veja também!
>>> Putin firma decreto que proíbe importação para alguns países
>>> Presidente dos EUA proíbe importação de petróleo da Rússia
>>> O que são e como funcionam os corredores humanitários?
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube