Biólogos marinhos afirmam: a Grande Barreira de Corais está 'morrendo'
Redação RedeTV!(Foto: Reprodução/Gizmodo)
Esta semana, biólogos marinhos divulgaram uma notícia alarmante para o meio ambiente: a Grande Barreira de Corais, na Austrália, está morrendo.
Em comunicado, o pesquisador Terry Hughes, da Universidade de James Cook, informou que a imensa faixa de corais faz parte de um evento de branqueamento de coral generalizada.
Foram registradas aproximadamente 500 fotos de corais próximos da região, entre elas as partes mais puras da Grande Barreira de Corais. Dessas, Terry notou que 95% do norte do maior recife do mundo está "severamente branqueado" e que "com certeza é o pior registro desse evento".
"Quase sem exceção, todos os recifes que sobrevoamos mostraram consistentemente altos níveis de branqueamento", afirma Terry em um comunicado. "Esta tem sido a viagem mais triste da minha vida como investigador", acrescentou.
Como os recifes de coral são sensíveis à temperatura, eles acabam expelindo algas simbióticas, conhecidas como zooxantelas, quando a água do mar esquenta. Isso faz com que os corais percam a capacidade de se alimentar, perdendo sua cor vibrante e os deixando expostos a doenças.
O branqueamento de corais - que teve seu primeiro caso registrado em 1997, durante o fenômeno do El Niño que matou cerca de 18 % dos corais do mundo - é um caso raro, mas que, nos últimos anos, tem se tornado comum.
Terry e outros especialistas acreditam que será pouco provável que a Grande Barreira de Corais consiga se recuperar.
(Foto: Reprodução/Gizmodo)