Ozempic: entenda como funciona o medicamento considerado milagroso para emagrecimento
Gabriela Morais com supervisão de Ana Martins/ RedeTV!No dia mundial da saúde, saiba quais as contraindicações da famosa caneta injetável
(Foto: Reprodução/Redes sociais)
Nas últimas semanas, viralizou nas redes sociais o termo “cabeça de Ozempic”, que se refere a um suposta desproporção da cabeça com o corpo após um rápido emagrecimento, apontado pelos internaras como efeito colateral do uso do medicamento.
O Ozempic é um medicamento injetável que tem como seu principal ativo a semaglutida, e tem aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratamento da diabete tipo 2, exclusivamente, no entanto, está sendo apontado para a perda de peso, feito por conta e se transformando em risco para as pessoas.
A medicação tomou notoriedade após internautas questionarem se algumas celebridades fazem o uso do remédio. A cantora Maiara, da dupla com Maraisa, foi um dos nomes apontados pela web como adapta, porém ela já afirmou que seu processo de perda de peso ocorreu devido a mudança na alimentação e na rotina de exercícios.
Neste domingo (7), dia mundial da saúde, o portal da RedeTV! conversou com o endocrinologista Renato Zilli, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, para entender os riscos desse medicamento considerado milagroso.
O especialista alerta para os efeitos colaterais e que só deve ser comercializado com receita médica. "Pode dar uma obsessão de náusea, um pouco de vômito, e também aumenta a liberação de insulina dependente da alimentação", conta Renato.
Além das contraindicações citadas, o doutor comenta que pacientes com algum tipo de histórico de câncer, como o de tireoide, precisam ter um cuidado redobrado ao utilizar a medicação. O endocrinologista reforça a importância de acompanhamento médico durante todo o tratamento, alertando sobre o risco em casos de reação adversa. "Efeitos colaterais graves podem, inclusive, levar a um risco de vida”.
Veja também!
- Mulher é acusada de envenenar colega grávida por medo de sobrecarga no trabalho
- Após 50 dias de buscas, ministro classifica captura como "vitória"
Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube: