Rainha Nefertiti pode estar enterrada em tumba de Tutancâmon
Redação RedeTV!Tumba de Tutancámon (Foto: Reprodução/DailyMail)
O arqueólogo Nicholas Reeves acredita ter descoberto o túmulo da rainha egípcia Nefertiti, que parece estar escondida atrás da tumba de seu suposto filho, Tutancâmon - mais jovem e famoso faraó.
Segundo o "Daily Mail", o túmulo do jovem rei, descoberto em 1922 pelo arqueólogo Howard Carter, foi um avanço para pesquisadores e historiadores aprenderem sobre a cultura do império egípcio, pois sua tumba estava praticamente intacta.
Entretanto, parece que a recente descoberta pode dar novos rumos aos estudos sobre a épica civilização.
Em seu relatório publicado na "Amarna Royal Tombs Project", Reeves afirmou ter encontrado portas secretas dentro da tumba do príncipe Tutancâmon, que podem levar ao túmulo de Nefertiti - perdida desde sua morte em 1340 a.C. Segundo ele, uma das portas leva a uma provável sala de armazenamento, enquanto a outra é a entrada secreta da tumba da rainha.
Gravura da cena religiosa (Foto: Reprodução/Daily Mail)
As imagens gravadas na parede em que Reeves acredita estar localizada uma das portas mostra uma cena religiosa, praticada somente por homens na época, que conta com a figura de uma mulher. "Apenas uma realeza feminina da 18ª Dinastia é conhecida por receber tais honras, e essa é Nefertiti", escreveu em seu relatório.
Ainda segundo o "Daily Mail", se a teoria estiver correta, pode ser um grande avanço para a total compreensão da história e do enterro do príncipe Tutancâmon, que confunde muitos dos pesquisadores atuais.
"Se aparência digital se traduz em realidade física, parece que agora nós estamos confrontando não apenas a proposta de uma nova era de Tutancâmon, mas de Nefertiti em si", explicou.
A teoria de Reeves agrada também à professora de Egiptologia na Universidade de Manchester, Joyce Tyldesley. "Não seria surpreendente se o túmulo tivesse a intenção de ter salas adicionais", afirmou. "[Mas] eu ficaria bastante surpresa se essa tumba fosse construída para o original, ou primeiro, enterro de Nefertiti", completou Joyce.
"Cada pedaço de evidência não é conclusivo individualmente, mas se colocarmos todas juntas fica díficil de evitar minha conclusão", afirmou Reeves ao "The Economist". "Se eu estiver errado, eu estarei errado, mas se eu estiver certo é provavelmente a maior descoberta arqueóloga já feita", concluiu.
A rainha Nefertiti, conhecida por sua excepcional beleza, foi esposa de Aquénaton durante o século 14 a.C., e é mãe de seis de seus filhos.
(Foto: Reprodução/DailyMail)
Mapa feito por Dr. Reeves para ilustrar as salas secretas escondidas pela tumba de Tutancámon (Foto: Reprodução/DailyMail)
Tumba de Tutancámon descoberta em 1922 por Howard Carter (Foto: Reprodução/DailyMail)
Ilustração do que poderia ser o rosto da rainha Nefertiti (Foto: Reprodução/DailyMail)