06/07/2016 18:07:00 - Atualizado em 06/07/2016 18:08:00

Homem que ajudou a derrubar estátua de Saddam Husseim diz que se arrepende: "Iraque foi roubado de nós"

Redação RedeTV!

O homem que ajudou a derrubar a estátua do ditador iraquiano Saddam Hussein após a invasão do país por forças norte-americanas e britânicas em 2003 afirmou em entrevista que se arrepende da atitude. 

Kadhim Sharif al-Jabouri foi fotografado há 13 anos ajudando a derrubar o monumento com um martelo, mas hoje diz que seus sentimentos mudaram. "Quando eu passo pelo local, eu sinto vergonha e dor. Eu gostaria de reconstruí-la - mas tenho medo de ser morto", disse em entrevista à emissora britânica BBC. 

Jabouri trabalha como mecânico, e teve 14 familiares mortos durante o regime do ditador. Ele diz que ficou esperançoso com a chega das tropas estrangeiras, mas a situação "foi piorando a cada ano". "Saddam matava pessoas, mas não era nada parecido com o atual governo. Saddam se foi, mas em seu lugar chegaram 1.000 Saddams". 

A falta de planejamento após a invasão do país gerou um vácuo de poder, assumido por grupos em conflito entre si e o surgimentos de facções teroristas. 

"Eu sinto que o Iraque foi roubado de nós", afirmou Jabouri, que hoje mora em Beirute. "Bush e Blair são mentirosos. Eles destruíram o Iraque e nos levaram de volta ao zero, de volta à Idade Média".

Recomendado para você

Comentários