Onze pessoas são denunciadas pelo Ministério Público Militar por suspeita de desvio de R$ 150 milhões
Redação/RedeTV!
(Foto: STM/Divulgação)
Onze pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Militar (MPM), instalado no Rio de Janeiro, por um esquema de corrupção que teria desviado aproximadamente R$ 150 milhões. Três cononéis da reserva, um coronel, dois majores e cinco civis fazem parte do grupo, que é acusado de prática de estelionato e violação de dever funcional com fim de lucro.
Os supostos desvios envolveram pagamentos de propina mediante fraudes em licitações. Esses processos tinham o objetivo de firmar acordos entre o Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército brasileiro e companhias privadas.
Essas companhias subcontratavam empresas de fachada para desempenhar funções que as próprias não tinham capacidade de oferecer. Segundo a denúncia, 14 empresas de fachada foram utilizadas. Empresários usavam familiares e amigos próximos como laranjas para criar tais companhias.
O Centro de Excelência em Engenharia de Transportes (Centran) era responsável pela coordenação e fiscalização dos contratos. O esquema teria ocorrido entre setembro de 2005 e dezembro de 2010. Já a denúncia chegou ao Superior Tribunal Militar (STM) em novembro deste ano.