Pai desabafa após filha de 12 anos ser proibida de jogar campeonato com meninos
Redação RedeTV!Laura Pigatin é conhecida no interior de São Paulo por seu talento
(Foto: Reprodução/Facebook)
Lauro Pigatin, pai de Laura, de 12 anos, desabafou no Facebook após sua filha ser proibida de jogar um campeonato de futebol com meninos. De acordo com ele, Laura joga na ADESM (Associação Desportiva, Educacional e Social dos Metalúrgicos de São Carlos) na categoria Sub-13 e os responsáveis pela fase municipal do torneio chamado Copa Paulista permitem que ela jogue normalmente com os meninos.
"O problema é que na fase regional, os responsáveis, não permitem que ela jogue, por tratar se de um campeonato masculino e mulheres não podem jogar", esbravejou Pigatin na página da filha na rede social. Segundo ele, a proibição já aconteceu no ano passado, quando Laura atuava pela categoria Sub-12.
Um abaixo-assinado direcionado à Secretária de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo que foi criado na internet por Vinnie Rodrigues, amigo do pai de Laura, já possui mais de sete mil assinaturas:
Confira a íntegra do desabado de Lauro Pigatin:
AMIGOS DO FACE, CONTO COM A ATENÇÃO DE VOCES!
Quero colocar aqui o meu desabafo pra uma situação, que se não é de preconceito, no mínimo é de direitos diferentes entre homens e mulheres, o que eu acho um absurdo.
Por favor, quem tiver um tempinho LEIA e DIVULGUE.
O caso é o seguinte:
Minha filha joga futebol no meio dos meninos, ela joga pela equipe da ADESM (Assoc.Des.Ed.Sind.Metalurg) de São Carlos na categoria sub12, este ano ela ta jogando já o sub13.
Todos os anos acontece o campeonato municipal em que o campeão disputa uma fase regional representando o municipio de São Carlos.
Os responsáveis pela fase municipal permitem que ela jogue normalmente com os meninos, os responsáveis pelas outras equipes e os outros atletas (meninos) a tratam muito bem, normal.
O problema é que na fase regional, os responsáveis, NÃO permitem que ela jogue, por tratar se de um CAMPEONATO MASCULINO E MULHERES NÃO PODEM JOGAR.
Absurdo, pois não existe campeonato feminino, as mulheres não tem opção, simplesmente não podem praticar esporte, nesse caso o futebol.
Eu e o diretor da ADESM (Sr. Rogério) tentamos sensibilizar os responsáveis, mas não adianta, NÃO PERMITEM QUE MULHERES JOGUEM, mesmo que os outros clubes concordem, o que com certeza concordam; os reponsáveis da Secretária de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo não deixam.
Isso aconteceu no ano passado e vai acontecer novamente esse ano.
Nossos dirigentes parecem caminhar no sentido contrário, vivemos uma época de inclusão, de igualdade de direitos, na maioria dos paises desenvolvidos os campeonatos até sub 15 são todos mistos, politica de incentivo ao esporte, já aqui, no estado mais rico e avançado do Brasil, acontece isso, verdadeiro caso de exclusão, de desincentivo (se é que existe essa palavra) a prática esportiva.
Pra terminar, pensem nisso, tanto homens, quanto mulheres.
A filha chega para o Pai e pergunta:
-Pai, eu vou poder jogar?
O pai responde:
Não , você não vai poder jogar filha.
A filha, pergunta:
Por quê?
O pai:
Porque você é mulher e só os homens podem jogar.
TRISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSTE
Lauro Pigatin
Está rolando um ABAIXO ASSINADO, conto com a ajuda de voces!!
https://www.change.org/p/secretária-de-esportes-e-turismo-do-estado-de-são-paulo-liberem-meninas-para-participar-de-torneios-de-futebol-junto-com-meninos-meninaspodemjogar?recruiter=560464556&utm_source=share_petition&utm_medium=facebook&utm_campaign=share_facebook_responsive&utm_term=des-lg-share_petition-custom_msg&recuruit_context=fb_share_mention_variant&fb_ref=Default